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https://hdl.handle.net/10316/44904
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Peixinho, Ana Teresa | - |
dc.contributor.author | Marques, Inês Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-12T16:39:13Z | - |
dc.date.available | 2017-12-12T16:39:13Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/44904 | - |
dc.description.abstract | Pretende, aqui, refletir-se sobre o papel da personagem num dos grandes géneros do jornalismo: a reportagem. Partindo de um quadro epistemológico delimitado pelos media studies e pelos estudos narrativos, ensaia-se uma abordagem ao estatuto paraficcional desta categoria narrativa em textos jornalísticos, tentando perceber de que forma a sua construção permite, por um lado, humanizar a história e, por outro, convidar o leitor a imergir no acontecimento. Minutos após os atentados de Paris, no passado mês de novembro, as redes sociais começaram a ser invadidas por um caudal de informação, a que os media de informação rapidamente se ligaram, começando a acompanhar a evolução dos factos, aproveitando muito do que no Facebook e no Twitter se ia publicando. Depois de alguns dias de distanciamento, percebe-se que o jornalista profissional tem um papel determinante na construção social do acontecimento, não só conferindo-lhe alguma espessura narrativa, mas sobretudo no modo como modela e constrói a sua memória futura. Nesse sentido, além de ‘curador do real’, o jornalista assume hoje, mais do que nunca, uma função crucial que passa já não pelo monopólio da informação, mas pela sua organização, triagem e significação. Propõe-se uma análise narrativa de três reportagens de três órgãos de comunicação generalistas portugueses – a Revista E (Expresso), o Público e o Observador – que permitirá constatar que, no rescaldo dos atentados, a notícia ‘ao minuto’ é progressivamente substituída por um investimento narrativo. Esse investimento traduz-se, sobretudo, na aposta numa das categorias centrais da narrativa: a construção de personagens, contributo essencial para a construção de histórias de interesse humano. As questões que norteiam este estudo são essencialmente estas: i) como são figuradas estas personagens? ii) será que esta estratégia de humanização não contribuirá para matizar as dimensões política, económica, social e cultural do acontecimento? iii) qual a memória futura que estas histórias constroem? | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Ediciones Egregius | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | personagem | por |
dc.subject | narrativa | por |
dc.subject | reportagem | por |
dc.subject | figuração | por |
dc.subject | humanização | por |
dc.subject | imersão | por |
dc.title | A personagem como estratégia de imersão em reportagens | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 247 | por |
degois.publication.lastPage | 260 | por |
degois.publication.location | Sevilha | por |
degois.publication.title | ACTAS DEL I CONGRESO INTERNACIONAL COMUNICACIÓN Y PENSAMIENTO. COMUNICRACIA Y DESARROLLO SOCIAL | por |
dc.relation.publisherversion | https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/51566 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.researchunit | CLP - Centre of Portuguese Literature | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-4533-7921 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-7079-3710 | - |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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