Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/44301
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dc.contributor.authorAlegre, Jéssica-
dc.contributor.authorMonteiro, Rosa-
dc.contributor.authorAmaral, Inês-
dc.date.accessioned2017-11-07T10:33:40Z-
dc.date.available2017-11-07T10:33:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/44301-
dc.description.abstractProcurou-se compreender os sistemas de vendas, explorando os fatores que determinam a sua efetividade. O trabalho alicerçou-se na evolução de um paradigma de hard selling para um de soft selling, onde a performance de comportamento é determinante da performance de resultados de quem vende. Considerando-se que o pessoal de vendas tem um papel decisivo na promoção dos interesses da empresa (resultados, imagem, sustentabilidade) e na articulação desta com o exterior e com o mercado, assumimos que a compreensão da performance dos/as vendedores/as mais do que causada por défices pessoais, deverá encontrar explicação na forma como a empresa gere o seu sistema de vendas. Consideraram-se elementos chave desta gestão como a formação ministrada, a animação da força de vendas, as estruturas de comunicação entre chefias e profissionais de terreno, o planeamento da atividade e supervisão e as estratégias de controlo e avaliação. Tratou-se de um estudo qualitativo sobre um grupo de vendedores/as e gestor de uma empresa nacional prestadora de serviços de telecomunicações, concretamente a venda de serviço de televisão por cabo e satélite, internet e telefone. Concluíu-se que, muito embora advogada a abordagem soft selling por parte da gestão, o que se verifica é o estímulo para o hard selling, pela imposição de metas difíceis de alcançar. Há um paradoxo entre teoria e prática, existem expetativas de que a orientação deverá ser para o/a cliente mas na prática o que prevalece é o resultado. Assim se validou a hipótese central deste estudo: a gestão dos/as vendedores/as tem um papel decisivo sobre as atitudes, comportamentos e performance dos mesmos, mais do que a tendência a individualizar as causas das suas performances.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSistemas de vendaspor
dc.subjectHard sellingpor
dc.subjectSoft sellingpor
dc.subjectDesempenho do pessoal de vendaspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.titleSoft but not so: paradoxos num sistema de gestão de vendas na perspetiva dos seus agentespor
dc.typeconferenceObjectpor
degois.publication.firstPage1por
degois.publication.lastPage9por
degois.publication.locationCovilhãpor
degois.publication.titleXV Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho: Relações Sociais em Tempo de Crise: Trabalho, Emprego e Justiça Socialpor
dc.peerreviewedyespor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypeconferenceObject-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-2429-5590-
crisitem.author.orcid0000-0003-4929-4866-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
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