Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/44239
Title: A ruína e a memória reprimida como estilos da cidade moderna: os trabalhos de Gordon Matta-Clark
Authors: Pousada, Pedro 
Keywords: Arquitectura; Arte Contemporânea; Modernismo; Ruína; Monumento; Architecture; Contemporary art; Modernism; Ruin; Monument
Issue Date: 2013
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: Biblos
Volume: 11
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente artigo resume uma investigação ainda em curso sobre um grupo variado de objetos site-specifi cs desenvolvidos por Gordon Matta-Clark (1943- -1978) entre 1973-1978. O meu interesse foca-se no modo como os seus trabalhos artísticos percepcionam e problematizam temas como o isolamento, o voyeurismo e o vazio urbano na conjuntura espaço temporal da modernidade tardia. Coloco também a hipótese de que o interesse de GM-C pela abertura cirúrgica de superfícies em edifícios abandonados, que o seu desempenho extractivo em torno da morte de um ambiente construído pretende dialectizar as ambiguidades visuais e semânticas que defi nem as duas principais concepções ocidentais de apropriação e transformação do espaço humanizado: uma que compreende e trabalha o espaço como uma entidade abstracta, como um tropo da geometria cartesiana, uma relação fi gura-fundo desligada da história, mas que na verdade se defi ne historicamente como uma concepção mediada e construída pela estética ocidental, pela diferenciação de classes, pela serialização e pelas leis da propriedade e da burocracia. A outra abordagem confi gurando o espaço como uma construção antropológica e improdutiva. Uma construção fundada em processos metafóricos e onde a poética do sensível e as analogias visuais têm a sua retroactividade social e cultural. Podemos contextualizar como agentes dessa dialéctica o seu corpo de trabalho posicionado entre os Bronx Floors (1973) e o site-specifi c parisiense Conical Intersect (1975).
The present article sums up an ongoing research into an assorted group of site-specifi c objects developed by Gordon Matta-Clark (1943-1978). I turned my scope into the way his works advance a perception of urban isolation, voyeurism and physical bareness in the space-time conjuncture of late modernity. This article also argues that G.M-C interest on the concept of open building surgery and his extractive performance on the demise of a built environment explores the visual and semantic ambiguities that defi ne the two chief western culture approaches surrounding the appropriation and transformation of humanized space: one takes space as an abstract entity, a trope of geometry, a fi gure-ground relation, but in fact mediating it through western aesthetics, class differentiation, serialization, property laws and bureaucracy. The other approach assumes space as an anthropological and non-productive construction. A construction based on metaphorical processes and where poetic and visual analogies have their social and cultural returns. We can clearly contextualize as subjects of this dialectic the derivative non-objects that range from Bronx Floors (1973) to the Parisian site-specifi c Conical Intersect (1975).
URI: https://hdl.handle.net/10316/44239
ISSN: 0870-4112
DOI: 10.14195/0870-4112_11_18
10.14195/0870-4112_11_18
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

452
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

288
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.