Title: O resumo científico como recurso de acesso equitativo à informação
Other Titles: Scientific abstract as a resource for equitable access to information
Authors: Leitão, Helena 
Simões, Maria da Graça 
Keywords: Resumo científico;Acesso equitativo à informação;Bem-estar social
Issue Date: Nov-2017
Abstract: Resumo: A garantia de um acesso equitativo ao conhecimento é fundamental para a evolução científica, consolidação da democracia e do bem-estar. A sua exequibilidade passa pela existência de meios que permitam aos indivíduos ter acesso à informação e ao conhecimento sem constrangimentos de qualquer natureza. Objetiva-se analisar em que medida o resumo científico, como recurso mediador entre o utilizador e a informação original, contribui para o acesso equitativo à informação. Partiu-se de um paradigma qualitativo cujo método foi a revisão de literatura sistemática, a partir da qual se contextualizou, definiu e caraterizou o resumo científico, o conceito de equidade, articulando-se este com o de acesso à informação, refletindo-se ainda sobre a possibilidade de o resumo agilizar o acesso equitativo à informação. Os resultados inferem que o resumo, através das suas propriedades intrínsecas, permite o acesso equitativo à informação e ao conhecimento, na medida em que apresenta a informação condensada e organizada numa macroestrutura. De um modo geral, a terminologia e o idioma são inteligíveis, potência os recursos económicos e a poupança de tempo, concorrendo para a atualização, a divulgação, o consumo e a produção científica, fomentando a participação ativa da sociedade no desenvolvimento científico.
Abstract: Ensuring equitable access to knowledge is fundamental to scientific progress, consolidation of democracy and well-being. Its feasibility is the existence of means that allow individuals to have access to information and knowledge without constraints of any nature. The objective is to analyze the extent to which the scientific abstract, as a mediating resource between the user and the original document, contributes to equitable access to information. It was based on a qualitative paradigm whose method was the revision of systematic literature, from which the scientific abstract and the concept of equity were contextualized, defined and characterized, and the concept of equity was articulated with the concept of access to information. It was also reflected on the possibility of the scientific abstract facilitating equitable access to information. The results infer that the abstract, through its intrinsic properties, allows equitable access to information and knowledge, insofar as it presents information condensed and organized in a macrostructure, in general, the terminology and the language is intelligible to whom needs her, potentiates the saving of economic resources and time, competing for the updating of the user and promotes the active participation of society in the development, dissemination, consumption and scientific production.
URI: http://hdl.handle.net/10316/44151
Rights: openAccess
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