Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/43918
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNoronha, Susana de-
dc.date.accessioned2017-10-13T14:35:18Z-
dc.date.available2017-10-13T14:35:18Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1646‑9704por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/43918-
dc.description.abstractEste texto sintetiza o último capítulo da investigação de doutoramento – Objetos feitos de cancro: a cultura material como pedaço de doença em histórias de mulheres contadas pela arte1. Através de uma reflexão em torno dos objetos e materialidades que ganham forma e relevo em projeto artísticos referentes à experiência feminina do cancro, esta tese propõe conceitos alternativos de cultura material e de doença oncológica. Rejeita-se uma separação ou diferenciação entre dimensões materiais e intangíveis na doença, entendendo-se os objetos de cultura material como pedaços de cancro, ou seja, enquanto partes constitutivas das ideias, sensações, emoções e gestos que fazem a experiência do corpo doente. Objetos hospitalares, domésticos e pessoais, de uso coletivo ou individual, onde se incluem materialidades descartáveis, vestuário, mobiliário, equipamento e máquinas, compõem uma lista de realidades que se encastram nas experiências do corpo em diagnóstico, internamento, tratamento, reconstrução, remissão, recorrência, metastização e morte. Dando nome a esta continuidade indivisa, propus os conceitos “objeto nosoencastrável” e “doença modular”, pretendendo, na forma como defino as coisas, os mesmos encaixes que existem na realidade vivida. Para compreender a ação, os usos e os sentidos dos objetos que fazem e são pedaços de cancro(s), o campo de trabalho desta investigação abrangeu as imagens e os textos explicativos de cento e cinquenta projetos artísticos produzidos por ou com mulheres que viveram a experiência desta doença. Expostos na Internet, os exercícios criativos, amadores ou profissionais, de fotografia comercial e artística, pintura, desenho, colagem, modelagem, escultura, costura e tricô serviram de terreno narrativo e visual, permitindo-me encontrar a versão émica dos encaixes entre cultura material e doença. Tocar a continuidade entre objetos e cancros, juntando os saberes do corpo, da arte e da antropologia, assentou numa abordagem teórica e metodológica onde ensaiei o potencial heurístico daquilo a que chamo a “terceira metade das coisas e do conhecimento”.por
dc.description.abstractThis paper presents a synopsis of the last chapter of my PhD Thesis – Objects Made of Cancer: material culture as a piece of disease on women’s art stories1. Bringing together objects and materialities that take form and gain relevance in artistic projects regarding the feminine experience of cancer, this research proposes alternative concepts of material culture and oncological disease. It rejects a separation or differentiation between material and intangible dimensions in disease, understanding objects of material culture as portions of cancer, that is, as constitutive parts of the ideas, sensations, emotions and gestures that make the experience of the diseased body. Medical, domestic and personal objects, of collective or individual use, that include disposable materialities, clothing, furniture, equipment and machines, compose a list of realities that are embedded in the experience of the body during diagnosis, treatment, reconstruction, remission, recurrence, metastization and death. Giving name to this continuity, my thesis proposes the concepts of “modular-disease” and “nosobuilt-in objects”, intending, in the way it defines things, the same connections that exist in lived reality. To understand the actions, uses and meanings given to the objects that are and make portions of cancer(s), the working field of this investigation assembled the images and written explanations of one hundred and fifty artistic projects made by or with women living the experience of this disease. Displayed on the Internet, professional or amateur, creative exercises of commercial and artistic photography, painting, drawing, collage, casting, sculpture, embroidery and knitting make the visual and narrative ground that allows us to find the emic version of the mixture between material culture and disease. Perceiving the continuity that exists between objects and cancer, gathering knowledge given by the body, by art and social science, rests on a theoretic and methodological approach with which I tested the heuristic potential of what I call the “third half of things and of knowledge”.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectObjetospor
dc.subjectCancro(s)por
dc.subjectMulherespor
dc.subjectMortepor
dc.subjectDoença modularpor
dc.subjectObjeto nosoencastrávelpor
dc.subjectA terceira metade das coisas e do conhecimentopor
dc.subjectObjectspor
dc.subjectCancer(s)por
dc.subjectWomenpor
dc.subjectDeathpor
dc.subjectModular-diseasepor
dc.titleMulheres em morte-cor: os objetos que fazem e desfazem corpos e cancros metastáticospor
dc.title.alternativeWomen in “morte-cor”: the objects that make and unmake a body with metastatic cancerpor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPagee33por
degois.publication.lastPagee37por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleSaúde & Tecnologiapor
dc.relation.publisherversionhttps://web.estesl.ipl.pt/ojs/index.php/ST/article/view/874por
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume2013por
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-1823-4342-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.