Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/43760
Title: Uma tipografia de base elíptica e outros cruzamentos do design com a geometria das curvas cónicas
Authors: Costa, Joaquim M. de C. Bonifácio da 
Silva, Fernando José Carneiro Moreira da 
Murtinho, Vítor Manuel Bairrada 
Keywords: Design; Curvas Cónicas; Splines; Superfícies; Geometria; Design; Conic Curves; Splines; Surfaces; Geometry
Issue Date: 2013
Publisher: IPCB
Serial title, monograph or event: Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes
Issue: 11
Place of publication or event: Castelo Branco
Abstract: Através de alguns exemplos práticos, pretende-se defender que o conhecimento geométrico e, em particular, o conhecimento das curvas cónicas e suas aplicações, pode potenciar o trabalho projetual dos designers, diminuir os custos de hardware e software no ensino e no trabalho profissional, diminuir a necessidade de recurso a meios sofisticados e caros, reduzir a necessidade de permanente atualização dos meios tecnológicos, e de utilização de software que implique formação especializada e, sobretudo, que necessite de longos períodos de formação. Temos em vista contribuir para o reconhecimento da importância do estudo destas curvas e das superfícies por elas geradas, em especial no ensino da Geometria em cursos de Design. De facto, a partir da sistematização do conhecimento existente em outras áreas, como, por exemplo, a arquitetura e as engenharias, pelo aprofundamento da adaptação de propriedades das cónicas e de conhecimentos de áreas, como a geometria analítica ou a projetiva para a linguagem dos traçados geométricos, e pela contribuição com a sugestão de novos traçados, pode desenvolver-se a capacidade dos designers e estudantes de design resolverem problemas, no âmbito do projeto, na representação técnica e na comunicação externa com não peritos.
Through some examples, we intend to argue that the knowledge of geometry and, in particular, the knowledge of conic curves and their applications, may potentiate the project work of designers, reducing the costs of hardware and software in teaching and professional work, reducing also the need for sophisticated and expensive means, and its continuous updating, and the use of software which involves specialized training, and especially requiring long training periods. We want to contribute to the recognition of the importance of the study of these curves and surfaces generated by them, especially in the teaching of Geometry in Design courses. In fact, from the systematization of existing knowledge in other areas, such as architecture and engineering, developing the adaptation of properties of conic curves and also the knowledge of areas such as analytic or projective geometry to the geometric design and contributing by suggesting new ways to draw the curves, we can develop the ability of designers and design students to solve problems in the context of the project, and others such as technical representation and external communication with non-experts.
URI: https://hdl.handle.net/10316/43760
ISSN: 1646-9054
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons