Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/43429
Title: Árvore, Rede e Labirinto: O Hipertexto Electrónico na Aprendizagem e no Ensino
Authors: Portela, Manuel 
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Citation: Portela, Manuel (2014). "Árvore, Rede e Labirinto: O Hipertexto Electrónico na Aprendizagem e no Ensino". Ensino do Inglês: Contributos para uma Prática Multidisciplinar. Ed. Ana R. Luís. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 191-223.
Serial title, monograph or event: Ensino do Inglês: Contributos para uma Prática Multidisciplinar
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O objetivo deste artigo é refletir sobre o potencial da Internet enquanto arquivo aberto de materiais e ferramentas suscetíveis de serem incorporados em processos formais de aprendizagem. O modelo de reflexão aqui proposto usa a própria Internet como espaço de reconcetualização da natureza da aprendizagem e do ensino, sem estabelecer modelos educativos a priori como critérios de avaliação do universo hipertextual. Propõe-se explorar formas de utilização do hipertexto eletrónico que possam torná-lo mais produtivo num contexto formal de aprendizagem e de ensino, pensando a Internet como meio e como modelo de aprendizagem. Serão descritas algumas práticas e atividades que ensaiam uma compreensão mais profunda da lógica hipertextual e dos seus usos em processos cognitivos. Espera-se deste modo contribuir para uma mudança concetual no modo de encarar o hipertexto eletrónico e para uma maior integração dos recursos eletrónicos em rede no processo educativo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/43429
ISBN: 978-989-26-0689-7
DOI: 10.14195/978-989-26-0690-3
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MP_Arvore_Rede_Labirinto_(2014).pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons