Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/43195
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCentemeri, Laura-
dc.contributor.authorCaldas, José Castro-
dc.date.accessioned2017-09-05T14:44:59Z-
dc.date.available2017-09-05T14:44:59Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/43195-
dc.descriptionEquipa de investigação: Ana Cordeiro Santos; Ana Costa; Ana Raquel Matos; João Rodrigues; João Tolda; José Castro Caldas (coord); José Reis; Laura Centemeri (coord); Luís Francisco Carvalho; Manuela Gervasi; Maria de Fátima Ferreiro; Maria Eduarda Gonçalves; Ricardo Coelho; Rita Calvário; Rita Serra; Tiago Santos Pereira; Vasco Barroso Gonçalves; Vítor Nevespor
dc.description.abstractGrandes projetos como aeroportos, barragens e vias de comunicação têm enormes impactos económicos, financeiros, ambientais, na vida das comunidades diretamente afetadas e na organização territorial. Esses impactos distribuem-se normalmente de forma assimétrica: o que conta como um benefício, de um dado ponto de vista, pode ser um custo noutra perspetiva. Normalmente, os interesses dos atores divergem, e os valores envolvidos, conflituam. Por isso mesmo as decisões públicas que dizem respeito a projetos, planos e programas com efeitos significativos na economia, no território e no ambiente são sempre palcos de controvérsias públicas. Estas controvérsias são invariavelmente carregadas de incertezas normativas (acerca do que é importante e deve ser valorizado) e incertezas epistémicas (acerca da natureza e da extensão das consequências da ação). As decisões devem traduzir na prática o objetivo de desenvolvimento territorial sustentável – um princípio de ação pública que requer a composição de diferentes e frequentemente contrastantes definições de bens comuns a perseguir. No entanto o conceito de “desenvolvimento sustentável” não contém qualquer indicação sobre como esta composição deve ser alcançada, deixando espaço para vários arranjos variados e dependentes do contexto.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Sociaispor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/99630/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleA escolha apesar da (in)comensurabilidade: Controvérsias e tomada de decisão pública acerca do desenvolvimento territorial sustentávelpor
dc.typereportpor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.relation.publisherversionhttps://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01054935por
dc.peerreviewedyespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypereport-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_93fc-
crisitem.author.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.author.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.author.researchunitCGEO - Geosciences Center-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0001-6519-3948-
crisitem.author.orcid0000-0001-8224-2254-
Appears in Collections:I&D CES - Relatórios Técnicos
Files in This Item:
File Description SizeFormat
A escolha apesar da (in)comensurabilidade.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

423
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

121
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.