Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42880
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3-S Dr. Daniel de Matos, junto da turma C do 9º ano no ano letivo de 2015-2016
Authors: Oliveira, João Domingos Liberato de 
Orientador: Fonseca, Pedro
Keywords: Educação Física; Planeamento; Intervenção Pedagógica; Processo de Ensino-Aprendizagem; Avaliação; Analise reflexiva; Vídeo; Physical Education; Planning; Pedagogical Intervention; Teaching-Learning Process; Evaluation; Reflective Analysis; Video
Issue Date: 2016
Abstract: O Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade de Coimbra. Este documento tem como objetivo fazer uma descrição reflexiva de todas as aprendizagens realizadas ao longo do Estágio Pedagógico, efetuado na Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos no ano letivo 2015/2016, junto da turma C do 9º ano. O Estágio Pedagógico é o momento de pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica e desportista. Esta prática permite-nos adquirir novas experiências, aprendizagens e conhecimentos inerentes à docência da Educação Física. Neste documento, descrevemos os métodos e as estratégias utilizados no decurso da intervenção pedagógica e os resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem. A estrutura do relatório está dividida em três partes: a parte inicial, que se refere à contextualização da prática desenvolvida; a segunda parte referente à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, em que são descritas e analisadas as decisões tomadas relativamente ao planeamento, à realização, à avaliação, às opções tomadas, à diferenciação pedagógica e, a terceira e última parte, o aprofundamento do tema/problema “O efeito da instrução e demonstração em vídeo, na aprendizagem do batimento de direita no ténis”. Neste estudo, pretendeu-se verificar se o efeito acrescido da Instrução no grupo experimental (Instrução com Demonstração), apresenta resultados significativos em relação ao grupo (Demonstração) no processo de aprendizagem do batimento de direita, com alunos com idêntico grau de proficiência. A amostra foi constituída por 32 alunos, 18 do género feminino e 14 do género masculino, com idade compreendidas entre os 14 e 16 anos, todos eles sem experiência prévia de prática federada e/ou informal sistemática na modalidade. Os resultados do estudo demonstraram que o efeito acrescido da instrução não se mostrou estatisticamente significativo no processo de aprendizagem do batimento de direita no Ténis.
The Internship Final Report falls within the scope of the course Training Report, the second year of the Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Teaching at the University of Coimbra. This document aims to make a reflexive description of all the learning achieved during the Teacher Training, made the Basic School 2nd and 3rd cycles Dr. Daniel de Matos in the academic year 2015/2016, with the C class in 9th grade. The Teacher Training is the time to put into practice all the knowledge acquired throughout the academic and sportive formation. This practice allows us to gain new experiences, learning and knowledge related to the teaching of physical education. In this paper, we describe the methods and strategies used in the course of pedagogical intervention and the results obtained in the process of teaching and learning. The report's structure is divided into three parts. The first part refers to the context of established practice. The second presents the reflective analysis of the pedagogical practice, where are described and analyzed the decisions taken in relation to planning, implementation, evaluation, the choices made, the adaptive education and dilemmatic issues. And the third and last part, refers to the deepening of issue/problem: "The effect of instruction and video modelling on learning of the forehand in tennis ". In this study, we intend to verify the increased effect of the instruction on the experimental group (Instruction with Modelling) shows significant results in relation to the group (Modelling) in the case of the forehand learning with students with the same level of proficiency. The sample consists of 32 students, 18 females and 14 males, with age between 14 and 16 years, all of them with no prior experience of federated practice and/or informal systematic practice of Tennis. The study results demonstrated that the additional instruction effect was not statistically significant in the forehand on the learning process in Tennis.
Description: Relatório de estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42880
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório-de-Estágio_João Oliveira_2014176750.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.