Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C- J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia com a turma do 8º G no ano letivo 2015-2016 : a perceção dos alunos face à diferenciação pedagógica-aprendizagem e a sua inclusão
Authors: Batista, Patrícia Rodrigues 
Orientador: Fachada, Miguel
Keywords: Ensino da educação física;Inclusão
Issue Date: 2016
Abstract: O estágio pedagógico carateriza-se por ser um período de formação, que permite ao estagiário exercer a função de docente. Carateriza-se por ser um momento determinante no plano de estudos do MEEFBS, visto que o objetivo principal é o aluno passar da teoria para a prática, vivenciando assim, uma experiência real. Salientamos que as situações que ocorrem durante o ensino-aprendizagem conduzem à consciencialização de atitudes, valores e comportamentos fundamentais para o exercício da função de professor. Todo este conjunto de situações é apresentado neste relatório, incluindo os principais fatores que sustentaram o sucesso do processo ensino-aprendizagem, durante o Estágio Pedagógico realizado com a turma G do 8º ano de escolaridade. As funções do professor são transmitir e aplicar os seus conhecimentos para os alunos atingirem os objetivos propostos pelo professor e consignados num programa nacional, e assim, obterem o sucesso, tanto a nível motor, como a nível de atitudes e comportamentos. O presente Relatório de Estágio Pedagógico está inserido no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico, contemplado no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física da Universidade de Coimbra, apoiado pelo processo de prática profissional na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, pretende apresentar a reflexão das aprendizagens realizadas ao longo do ano letivo 2015/2016. No presente relatório serão apresentadas as atividades que foram desenvolvidas ao longo deste ano letivo, e por outro lado, será feita uma reflexão crítica sobre as aprendizagens realizadas. No final do documento será apresentado o tema/problema escolhido, “A perceção dos alunos face à diferenciação pedagógica-aprendizagem e a sua inclusão”. 7 The teaching practice is characterized by being a period of training, which allows the trainee to exercise the teaching function. It features up to be a defining moment in MEEFBS syllabus, since the main objective is the student move from theory to practice, experiencing thus a real experience. We emphasize that the situations that occur during the teaching-learning leads to awareness of attitudes, values and behaviors essential to the exercise of the teaching function. This whole set of situations is presented in this report, including the main factors that underpinned the success of the teaching-learning process during the Teacher Training conducted with the G class of 8th grade. The teacher functions are communicate and apply their knowledge to students achieving the objectives proposed by the teacher and recorded in a national program, and thus achieve success, both at engine as the level of attitudes and behaviors. The Teacher Training of this Report is inserted within the course of Teacher Training contemplated in the Master Plan Study in Education Teaching Physics, University of Coimbra, supported by professional practice process in the Basic School Integrated C / J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, intends to present the reflection of learning carried out during the school year 2015/2016. In this report the activities will be presented that have been developed throughout this school year, and on the other hand, a critical reflection on the learning achieved will be made. At the end of the document will be presented the issue / problem chosen, "The perception of students to teaching and learning differentiation and inclusion."
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42878
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1516_Patricia_Batista.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open
capa.pdf68.17 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.