Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42744
Title: Arte Kadiwéu: processos de produção
Authors: Müller, Aline Maria 
Orientador: Florêncio, Fernando José Pereira
Pereira, Levi Marques
Keywords: arte; art; signification; production; significação; ethnicity; Brazil; Mato Grosso do Sul; Kadiwéu Indian; produção; etnicidade; significação e ressignificação; Brasil; Mato Grosso do Sul; índios Kadiwéu
Issue Date: 26-Jan-2018
Citation: MÜLLER, Aline Maria - Arte Kadiwéu : processos de produção, significação e ressignificação. Coimbra : [s.n.], 2018. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/42744
Abstract: A presente tese é o resultado de um estudo acerca da arte indígena Kadiwéu, com especial atenção à cerâmica. Os indígenas Kadiwéu são descendentes dos Guaicurus, grupo de guerreiros equestres que travaram conflitos com os colonizadores durante séculos. Atualmente, os Kadiwéu estão assentados em uma Terra Indígena situada entre a Serra da Bodoquena e o Pantanal de Porto Murtinho, no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. A Terra Indígena Kadiwéu possui 534 mil hectares e está dividida em quatro aldeias: Alves de Barros, São João, Tomázia e Campina. Apenas as aldeias de Alves de Barros e São João foram visitadas, pois era onde residiam as artesãs. A investigação doutoral compreendeu etapas de pesquisa de terreno, distribuídas nos anos de 2014, 2015 e 2016, bem como o registro de peças de arte por meio de fotografias digitais com câmera reflex (tipo profissional), sendo as peças fotografadas sobre fundo infinito, aplicando posteriormente, em computador, ajustes de brilho e contraste. Os trabalhos de campo associaram a observação direta, de cunho etnográfico, com entrevistas não diretivas. A combinação destes dois elementos permitiu captar os processos de significação e ressignificação da arte kadiwéu, definindo seu espaço como expressão da etnicidade. Os grafismos foram analisados observando o jogo de simetria e ritmo no repertório iconográfico. Este jogo de espelhamento simétrico pode estar relacionado com pares de oposição sobre os quais a sociedade kadiwéu está organizada: senhores versus cativos, kadiwéu versus não kadiwéu, natureza versus humano, mundo dos vivos versus mundo dos mortos. Para subsidiar a análise foi necessário recorrer aos teóricos da semiótica, somando a esta a ideia de agência. Também foi tecida a biografia dos objetos, fazendo uma conexão entre contextos aos quais as peças estão submetidas e as respectivas significações. Percebeu-se que, no fluxo das peças, a cada novo contexto a que estas são submetidas, novas camadas de significação são depositadas. Os contextos analisados foram: na aldeia, nas lojas de artesanato, nos espaços de consumo desta arte, em museus e universidades. A arte kadiwéu apresenta persistências importantes no modo de produção, mas também alterações que são resultantes da adaptação a demandas de mercado. Peças menores são mais produzidas por venderem mais, especialmente ao turista, que precisa levar em conta o fator portabilidade. Também há acréscimos nas formas: antes jarros e pratos eram dominantes, hoje aparecem em equidade com as peças zoomorfas.
This doctoral thesis is the result of one study about Kadiwéu Indian art, mainly on pottery. Kadiwéu Indians are descendants of Guaicurus, the equestrian warriors that fought colonizers during centuries. Today, the Kadiweu Indians are settled in a land between Serra da Bodoquena and the Pantanal of Porto Murtinho, in Mato Grosso do Sul State, Brazil. The Kadiwéu land have 534 thousand hectares divided in four hamlets: Alves de Barros, São João, Tomázia e Campina. Only the hamlets of Alves de Barros and São João have artisans and were visited. The doctoral investigation had field work campaigns spread among the years of 2014, 2015 and 2016. Another resource was the use of digital reflex (professional) camera and the objects were photographed over infinite background. The photos were transferred to the computer and adjustments of brightness and contrast were made. The fieldwork combined ethnographical direct observation with non-directive interviews. This combination aloud to note the processes of signification and resignification over Kadiwéu art defining its space as ethnicity expression. The graphic forms were analyzed observing the set of symmetry and rhythm in the iconographic repertoire. This set of symmetric mirroring can be related with the opposition pairs over which the Kadiwéu society is organized: lords versus captives, Kadiwéu versus non Kadiwéu, nature versus human, world of living versus world of death. To support the analysis it was necessary to resort to semiotic theorists in parallel to the idea of agency. The biography of object was used to make the connection between the contexts that pieces are submitted and the respective resignifications. I note that in the flux of pieces, every new context that art objects are exposed they receive new layers of significant. The analyzed contexts were: on hamlet, on the stores, in the consuming spaces and in museums and universities. The Kadiwéu art shown important continuities in the production mode as well some changes resulting from marketing demands. Small pieces are more numerous because they sell better especially for tourists that have to have in count the transportation. The form also has changes: before plates and jars were dominants but now they are produced in same number of the zoomorphic pieces.
Description: Tese de doutoramento em Antropologia, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42744
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

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