Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42619
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo, Marta-
dc.contributor.authorRodríguez Maeso, Silvia-
dc.date.accessioned2017-08-11T09:40:29Z-
dc.date.available2017-08-11T09:40:29Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1414-0144por
dc.identifier.issn1982-4718por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/42619-
dc.description.abstractNeste artigo, apresentamos uma abordagem analítica desenvolvida no âmbito do projecto de investigação “Raça” e África em Portugal: um estudo sobre manuais escolares de história. Em particular, exploramos a construção de uma visão eurocêntrica da história nacional/europeia resultante de uma epistemologia assente numa concepção teleológica do tempo histórico e no desenho de uma geografi a que se baseia na dicotomia centro/periferias. Para tal, propomos três linhas analíticas: (i) o emprego do espaço/tempo para a construção de uma narrativa histórica lógica; (ii) o uso do Estado nacional democrático como paradigma de administração política, social e económica; (iii) a naturalização de relações de poder e violência, de forma a produzir uma narrativa despolitizada de certos processos cruciais (como a escravatura ou a cristianização). De seguida, analisamos as implicações deste enquadramento para a educação, argumentando que a prevalência de uma epistemologia positivista – que propõe uma abordagem compensatória à diferença, por meio da inclusão de outras versões da história – é incapaz de desafi ar e transformar as narrativas eurocêntricas ofi ciais. Concluímos com a proposta de uma abordagem empírica para o estudo dos manuais escolares que considere a diversidade de actores envolvidos na sua produção e circulação e a multiplicidade de leituras dos textos.por
dc.description.abstractIn this article, we present an analytical approach developed under the investigation project “Race” and Africa in Portugal: a study about history school manuals. We particularly explore the construction of a Eurocentric view of national/European history resulting from an epistemology based on a teleological conception of historical time and the design of a geography based on the dichotomy center/peripheries. In order to do so, we propose three analytical lines: (i) the employment of space/time for the construction of a logical historical narrative; (ii) the use of the national democratic State as the paradigm of political, social and economic administration; (iii) the naturalization of relations of power and violence, as a way of producing a narrative depoliticized of certain crucial processes (such as slavery or Christianization). Next, we analyze the implications of this framework for education, by arguing that the prevalence of a positivist epistemology – which proposes an approach that compensates for difference through inclusion and other versions of history – is incapable of challenging and transforming the official Eurocentric narratives. We conclude with the proposition of an empiric approach for the study of school manuals that considers the diversity of actors involved in its production and circulation, and also the multiplicity of text readings.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUNESPpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectRaçapor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectEurocentrismopor
dc.subjectEducação em Portugalpor
dc.subjectManuais escolares de históriapor
dc.subjectRacepor
dc.subjectPowerpor
dc.subjectEurocentrismpor
dc.subjectEducation in Portugalpor
dc.subjectPortuguese history manualspor
dc.titleExplorando o eurocentrismo nos manuais portugueses de Históriapor
dc.title.alternativeExploring eurocentrism in portuguese history manualspor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage239por
degois.publication.lastPage270por
degois.publication.issue28por
degois.publication.locationAraraquarapor
degois.publication.titleEstudos de Sociologiapor
dc.relation.publisherversionhttp://seer.fclar.unesp.br/estudos/article/view/2559por
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume15por
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-2449-0011-
crisitem.author.orcid0000-0003-2607-5206-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 10

1,225
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,674
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons