Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42615
Title: O papel do terceiro setor na promoção do turismo social
Authors: Almeida, Vasco 
Keywords: Turismo social; Terceiro setor; Turicórdia
Issue Date: 2014
Publisher: Media XXI
Serial title, monograph or event: Porto as a tourism destination
Place of publication or event: Porto
Abstract: Este capítulo pretende analisar o papel do terceiro setor na promoção do turismo social. Partindo da análise do projeto Turicórdia, criado pela União das Misericórdias Portuguesas, mostra-se que o terceiro setor deve ser encarado como uma forma de governação da atividade socioeconómica com uma lógica de funcionamento própria e que pode desenvolver formas inovadoras de organização da produção, contrariando algumas tendências de isomorfismo institucional, já evidenciadas na literatura. A análise da experiência Turicórdia permite, ainda, salientar algumas vantagens que o terceiro setor apresenta na provisão de bens e serviços sociais, em relação a outros setores da economia. Assim, defende-se que o projeto Turicórdia pode constituir um exemplo que deve ser aproveitado por outras organizações do terceiro setor, de forma a promover o desenvolvimento do turismo social em Portugal e, em particular, na região metropolitana do Porto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/42615
ISBN: 978-989-729-128-9
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.