Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42544
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Pedro-
dc.contributor.authorHenriques, Liane Andreia Coimbra-
dc.date.accessioned2017-07-27T10:57:57Z-
dc.date.available2017-07-27T10:57:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/42544-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este tem como objetivo a realização de uma descrição e reflexão sobre as atividades e aprendizagens efetuadas ao longo do mesmo. O Estágio Pedagógico é realizado no final da formação académica e é um período de formação curricular onde o professor estagiário exerce, de forma orientada, as tarefas intrínsecas à função docente. Após a sua conclusão é importante a concretização de um balanço geral das práticas pedagógicas adotadas. Este documento é resultante da intervenção pedagógica desenvolvida na EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos no ano letivo 2015/2016, junto da turma C do 8º ano. A sua constituição tem por base três partes fundamentais: a primeira é referente à contextualização da prática desenvolvida; a segunda é respeitante à análise reflexiva da prática pedagógica, onde são descritas e analisadas as decisões tomadas quanto aos domínios planeamento, realização, avaliação, tarefas desenvolvidas e aprendizagens conseguidas; a terceira e última parte destinada ao desenvolvimento de uma investigação, de caráter quantitativo sobre a “Perceção dos alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário face à Inclusão de alunos com NEE nas aulas de Educação Física: estudo desenvolvido na EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos”. A amostra foi constituída por um total de 218 alunos que frequentam o 2º e 3º Ciclos de Escolaridade e Ensino Secundário, do ensino regular. Os resultados obtidos revelaram que as atitudes dos alunos tendem a ser positivas face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, o que nos leva a afirmar que esta disciplina, através da utilização de práticas inclusivas corretas, pode contribuir para a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas suas aulas. This Report Stage Final falls within the scope of the course Training Report, the second year of the Master in Physical Education Teaching of Basic and Secondary Education, Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. This aims to carry out a description and reflection on the activities and learning made over the same. The Teacher Training is held at the end of the academic training and is a period of training curriculum where the trainee teacher exercises, in a targeted manner, the inherent tasks to the teaching function. After its completion is important to the realization of a general assessment of pedagogical practices. This document is the result of pedagogical intervention developed in EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos in the academic year 2015/2016, with the C class of 8th grade. Its constitution is based on three main parts: the first refers to the context of established practice; the second one concerns the reflexive analysis of pedagogical practice, which are described and analyzed the decisions taken on the areas planning, implementation, evaluation, developed tasks and achieved learning; the third and final section devoted to the development of research, quantitative character on "Perception of students of 2nd and 3rd cycles of Basic and Secondary Education due to the Inclusion of students with Special Educational Needs in Physical Education classes: study developed in EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos." The sample consisted of a total of 218 students in the 2nd and 3rd Education cycles and secondary education, regular education. The results showed that the attitudes of students tend to be positive due to the inclusion of students with disabilities in Physical Education classes, which leads us to affirm that this discipline through the use of correct inclusive practices can contribute to the inclusion students with Special Educational Needs in their classes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágio desenvolvido na Escola Básica 2,3/S Dr. Daniel de Matos junto da turma C do 8º ano no ano letivo de 2015/2016 : perceção dos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário face à inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : estudo desenvolvido na EB 2,3/S Dr. Daniel de Matospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1516_Liane_Henriques.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

393
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 50

285
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.