Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, com a turma do 8.º D, no ano letivo 2015-2016 : obesidade infantil : impacto das alterações dos hábitos alimentares e atividades físicas
Authors: Alves, Daniel Costa 
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Ensino da educação física;Prática pedagógica
Issue Date: 2016
Abstract: O estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra com o intuito de proporcionar aos estagiários a experiência em contexto prático visando a preparação especializada e o aprofundamento dos conhecimentos científicos adquiridos ao longo do percurso académico. O Relatório de Estágio surge assim com o objetivo de descrever e apresentar todo o trabalho desenvolvido bem como realizar uma autoanálise e reflexão crítica sobre as práticas docentes e estratégias para o desenvolvimento da disciplina de Educação Física ao longo deste ano letivo com a turma D do 8º ano da Escola Básica e Secundária de Anadia. O Relatório de Estágio encontra-se estruturado em vários pontos. A introdução e a conclusão onde são abordadas as circunstâncias, os objetivos propostos a alcançar e a organização definida bem como a reflexão e análise crítica final em torno do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. A contextualização da prática pedagógica desenvolvida, onde se analisam as caraterísticas da escola e do grupo de Educação Física bem como a turma e o contexto em que estava inserido. A reflexão das atividades desenvolvidas, justificando as tomadas de decisões e as aprendizagens e ainda as dificuldades encontradas e estratégias de superação que levaram ao meu desenvolvimento enquanto profissional. Por fim, o aprofundamento do tema problema desenvolvido sobre a obesidade infantil e o impacto das alterações dos hábitos alimentares e da atividade física nos alunos do 5º e 6º ano identificados com percentil de IMC superior a 97 (obesos). The teaching practice developed at Middle and Secondary School in Anadia comes under the Master in Education Teaching Physics in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra in order to provide trainees the experience in practical context to offer specialized preparation and the deepening of scientific knowledge acquired during the academic route. Thus the teaching practice report appears with the aim of describing and presenting all the work, self-analysis and critical reflection, on the teaching practices and strategies for the development of Physical Education throughout this school year with the D class of 8th form at Middle and Secondary School in Anadia. The Training Report is structured in several points. The introduction and conclusion where the circumstances are addressed, the proposed aims to be achieved and the organization defined as well as reflection and critical analysis around the end of the work throughout the school year. The context of the developing of teaching practice which analyze the characteristics of the school and Physical Education group and the group and the context in which it was inserted. The reflection of the activities justifying the decision-making and learning and also the difficulties and coping strategies that led to my development as a professional. Finally, the deepening of the main issue developed on childhood obesity and the impact of changes in dietary habits and physical activity in students of 5th and 6th forms identified with BMI percentile 97 (obese).
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42536
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de EstágioFinal1.pdf4.46 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.