Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Drª Maria Alice Gouveia junto da turma do 7º B no ano letivo 2015/2016 : impacto de um programa de exercício físico na coordenação e equilíbrio de um aluno com trissomia 21
Authors: Henriques, Filipa Raquel Rodrigues 
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Prática pedagógica;Coordenação motora
Issue Date: 2016
Abstract: O Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia, em Coimbra, junto da turma B do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015/2016, visa a consolidação da aprendizagem teórica adquirida na formação anterior, através da aplicação dos conhecimentos adquiridos na comunidade escolar. Esta experiência promove essencialmente o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem, que incluem o planeamento, a ação pedagógica e a avaliação das aprendizagens, sem descurar da atitude ético-profissional. Deste modo, este documento constitui uma análise reflexiva da prática pedagógica, sustentada sobre aspetos críticos da intervenção do docente, possibilitando a realização de um balanço final acerca de todo processo. O professor deve, ainda, ser capaz de colocar o aluno no centro do seu planeamento, dando-lhe todas condições para o seu desenvolvimento, tanto a nível psicomotor como cognitivo. Desta forma, dada a inclusão de um aluno com Trissomia 21 na turma lecionada, houve a preocupação de criar todas as condições necessárias ao seu desenvolvimento. Atendendo a este facto o nosso tema problema, incidiu no desenvolvimento de um programa de exercício físico que permita a evolução da coordenação motora e equilíbrio do aluno, bem como inclusão do mesmo nas aulas de Educação Física. Neste sentido, para constatarmos a evolução do participante aplicámos o teste Korperkoordinationtest Fur Kinder, que contempla quatro tarefas: trave de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferência sobre plataformas. The Teaching Practice developed at the Basic School 2nd and 3rd cycles Dr. Maria Alice Gouveia, in Coimbra, along the B class in the 7th grade in the school year 2015/2016, aims to consolidate theoretical knowledge acquired in previous training through the application of knowledge acquired in the school community. This experience essentially promotes the development of teaching-learning activities, including planning, pedagogical intervention and assessment of learning without neglecting the ethical and professional attitude. Thus, this document is a reflective analysis of pedagogical practice, sustained on critical aspects of the teaching intervention, enabling the realization of a final statement about the whole process. The teacher must also be able to place the student at the center of their planning, giving all conditions for its development, both the cognitive and psychomotor level. Therefore, because of the the inclusion of a student with Trisomy 21 in the class, there was a concern to create all the necessary conditions for his development. Given this fact, our problem theme was focused on developing an exercise programm that allow the development of motor coordination and balance of the student as well as his inclusion in the physical education classes. In this sense, so we can determine the evolution of the participant, we applied the Korperkoordinationtest Fur Kinder test, which includes four tasks: balance beam, monopedal jumps, side jumps and transfer above platforms.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42529
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatorio final Filipa.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.