Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42527
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, com a turma do 8.º E, no ano letivo 2015- 2016 : avaliação da coordenação motora : estudo comparativo entre praticantes e não praticantes de atividade física extra educação física
Authors: Pereira, Rui da Silva 
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Coordenação motora; Educação física
Issue Date: 2016
Abstract: O estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia surge como o culminar de um ciclo de estudos, que visa proporcionar aos estagiários a experiência de desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos num contexto real. Ao longo do ano letivo foram muitas as experiencias que participamos: Basquetebol 3x3; Corta-Mato fase escolar e regional; Dia do Agrupamento; Formação de Tag Rugby e Basquetebol no colégio Salasianos em Mogofores; Pedestrianismo nas Penhas Douradas; Treinos de Ténis e Natação do desporto escolar da escola, entre outras atividades na qual estive envolvido. O Relatório de Estágio está dividido em quatro partes principais. Na primeira, foi realizada uma análise e reflexão sobre o percurso percorrido comparando-o com o plano individual de formação e as espetativas iniciais. A segunda parte é referente à contextualização da prática pedagógica, onde foram analisadas as características específicas da escola, do grupo disciplinar e da turma onde foi realizado o estágio pedagógico, de forma a poder adaptar o processo pedagógico ao contexto em que estava inserido. A terceira parte, incide sobre uma extensa reflexão crítica das atividades desenvolvidas, justificando as opções tomadas e destacando as aprendizagens realizadas. Por último, foi realizado o aprofundamento do tema-problema, no qual foi desenvolvido um estudo comparativo entre praticantes e não praticantes de atividade física extra educação física. The teaching practice developed in Primary and Secondary School Anadia comes as the culmination of a course of study, which aims to provide trainees the experience to develop and apply the acquired knowledge in a real context. Throughout the school year there were many experiences that participate: Basketball 3x3; Cross Country and regional school stage; Day Grouping; Training Tag Rugby and basketball in college Salasianos in Mogofores; Hiking in Penhas Douradas; Tennis training and school school sports swimming, and other activities in which I was involved. The Training Report is divided into four main parts. In the first, an analysis and reflection on the traveled route was performed comparing it to the individual training plan and initial espetativas. The second part refers to the context of teaching practice, where we analyzed the specific characteristics of the school, the subject group and the class which was carried out teaching practice in order to be able to adapt the teaching process to the context in which it was inserted. The third part focuses on an extensive critical analysis of the activities justifying the choices made and highlighting the learning achieved. Finally, it performed the deepening of the theme-problem, which was developed a comparative study between practitioners and non-practitioners of extra physical activity physical education.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42527
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1516_Rui_Pereira.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

271
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

205
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.