Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma C do 7º ano no ano letivo 2015-1016
Other Titles: Disciplina e indisciplina na aulas de Educação Física - diferentes perceções? : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Drª Maria Alice Gouveia junto da turma C do 7º ano no ano letivo 2015-1016
Authors: Rodrigues, Mariana Dias Guedes 
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Ensino da educação física;Indisciplina
Issue Date: 2016
Abstract: O Estado Pedagógico é o culminar das aprendizagens adquiridas ao longo da nossa formação académica, colocando à prova os nossos conhecimentos, permitindo-nos vivenciar e testar a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos em conhecimentos práticos, adequados ao contexto real de uma comunidade escolar. É o vivenciar do papel do docente e tudo o que lhe está associado, promotor do desenvolvimento pessoal e profissional. O presente documento constitui o Relatório Final de Estágio e surge no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico inserida no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado no ano letivo 2015/2016, junto da turma C do 7º ano de escolaridade da Escola EB 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, Coimbra. Este relatório tem como finalidade a elaboração de uma análise e reflexão de todo o processo ensino-aprendizagem. Assim, este está dividido em três áreas fundamentais. A primeira trata-se de uma contextualização da prática desenvolvida. A segunda consiste numa análise reflexiva sobre a prática pedagógica e, por fim, a terceira é o aprofundamento de um tema-problema, que se concretiza num estudo direcionado à disciplina e indisciplina, que pretende apurar se os professores estagiários e professores experientes têm a mesma visão sobre o mesmo comportamento e, ainda, averiguar como é que os alunos caracterizam esse mesmo comportamento. The Pedagogical Stage is the culmination of the learning process, accumulated during our university education, testing our knowledge, allowing us to experience and assess the applicability of the theoretical knowledge in practical situations, common to a school community. It is the experience of the role of the professor and everything that is connected to it, promotor of personal and professional development. The present document is the Final Report of Internship and is part of the curriculum of the Pedagogical Internship, composing the study plan for the second year of the Master Degree in Teaching Physical Education for Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The Pedagogical Internship took place during the 2015/2016 school year with the class C of the 7th grade of the Escola EB 2,3 Dr. ª Maria Alice Gouveia, Coimbra. The aim of this report is to elaborate an analysis and reflection of the whole teaching-learning process. Being so, it is divided in three fundamental parts. The first one is contextualization of the internship itself. The second is a reflective analysis about the pedagogical internship and finally, the third one is further developing a problematic topic on a study about discipline and the lack of it and investigates if the trainee and experienced teachers share the same point of view about the same type of behavior and how the pupils themselves would characterize it.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42525
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
relatório de estágio_MarianaGuedes.pdf24.66 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.