Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42511
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMassart, Alain-
dc.contributor.authorBem-Haja, Gonçalo Ferreira-
dc.date.accessioned2017-07-25T10:38:23Z-
dc.date.available2017-07-25T10:38:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/42511-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário apresenta tem como objetivo principal aprofundar os conhecimentos científicos nas ciências básicas da atividade física, desenvolvendo-os num contexto real inerente a uma formação educacional especializada. No estágio Pedagógico somos direcionados para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações de exercícios profissionais não habituais, fazendo ressaltar as capacidades de autoaprendizagem e de resolução de problemas num contexto de intervenção profissional nos ensinos básicos ou secundários. Ao longo de um ano letivo completo, foram muitas as experiências e vivências com excelentes profissionais que se prontificaram de imediato a transmitirem todo o seu conhecimento, enriquecendo ao máximo o nosso processo de ensino. Depois de todo o trabalho realizado e de muitos processos consolidados, chega a hora de refletir sobre todo o processo. Surge o Relatório Final de Estágio Pedagógico, que se caracteriza por ser um trabalho escrito e individual, que remete para uma reflexão e análise crítica de todo o trabalho realizado. Uma das frases que marcou este longo ano e que me fez refletir sobre todo o processo de ensino-aprendizagem prende-se com o facto de que um profissional de excelência na área da Educação Física deve fazer com que todos tenham as mesmas oportunidade de aprender, bem como deve promover as suas capacidades e, para isto, foi muito gratificante trabalhar com alunos NEE, tendo um deles Síndrome de Down, podendo ajudá-los ao máximo a integrarem-se na turma, mas também a desenvolverem algumas capacidades. Foi possível trabalhar também com alunos do 5º, com pré-obesidade e acompanhá-los semanalmente em aulas de atividade física e em workshops, mas principalmente munir as famílias de instrumentos que possam utilizar em casa, criando planos de treino especializados. Deste acompanhamento nasceu o Estudo Caso em que foram analisados dados recolhidos através de uma balança, sendo tiradas conclusões sobre a influência da prática de atividade física ligada a hábitos alimentares saudáveis. The masters program in Physical Education for Elementary and High School teaching aims to deepen knowledge on physical activity basic sciences, while practicing it in a real context inherent of a specialized educational training. During the internship we are influenced to apply our knowledge in professional situations that are not common, which highlights our abilities of self learning and problem solving in a professional context of intervention in Elementary and High School. Throughout a whole academic year, we were exposed to many experiences with many great professionals who were willing to immediately transmit us all their knowledge, enriching our teaching process. After all the work done and many consolidated processes, it is time to reflect on the whole process. Therefore, arises the Final Internship Report, that is characterized as a written and individual work that refers to a critical reflection and analysis of all the work done. One of the ideas that left its mark in this long year and that made me think about the teaching-learning process relates to the fact that a professional of excellence in the field of Physical Education should make everyone have the same opportunity to learn, and promote their skills and, for this, it was very rewarding to work with special needs students, one of which had Down Syndrome, by being able to help them the most to integrate into the group, but also to develop some skills. It was also possible for me to work with pre-obese 5th grade students and to accompany them in weekly physical activity classes and workshops, and more importantly to equip families with instruments that they can use at home, creating specialized training plans. With this follow-up, a Case Study was born where data were collected and analyzed through a balance, and conclusions drawn on the influence of physical activity linked to healthy eating habits.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectObesidade infantilpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, com a turma do 8.º C, no ano letivo 2015/2016 : influência da alteração de hábitos alimentares e físicos no combate da obesidade infantilpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3977-7266-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1516_Goncalo_Bem-Haja.pdf3.22 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

243
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

525
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.