Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/42509
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 7º B, no ano letivo de 2015-2016 : caracterização da motivação dos alunos federados e ex federados nas aulas de educação física do 7º e 8º ano de escolaridade
Authors: Cristovão, Carla Maria dos Santos 
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Ensino da educação física; Prática pedagógica
Issue Date: 2016
Abstract: O Estágio Pedagógico permite uma primeira aproximação à prática profissional, a que se refere este relatório, foi realizado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (EBSQF) durante o ano letivo 2015/2016. Sendo o Estágio Pedagógico (EP) uma aproximação à profissionalização da nossa ação, e sendo o EP uma aplicação da teoria pressupõe o uso de práticas reflexivas com finalidades de interpretação. Com este relatório podemos realizar uma análise e reflexão crítica das atividades realizadas na escola durante este ano letivo. Nesse sentido, observaremos as várias dimensões de intervenção pedagógica assim como a caraterização das situações desenvolvidas, uma descrição cuidada e sintética de todas as atividades realizadas durantes este ano letivo com a turma, referindo-nos igualmente à dimensão ético-profissional e de ensino-aprendizagem. Abordamos as nossas das expetativas iniciais, fazemos uma caraterização do contexto e da turma e procedemos a uma análise crítica e reflexiva dos acontecimentos ao nível do planeamento, realização e avaliação durante este ano letivo. O Relatório inclui ainda uma exploração de um tema-problema sobre “Caraterização da Motivação dos alunos federados e ex federados nas aulas de Educação Física”, com o objetivo principal de caraterizar a motivação dos alunos nas aulas em relação a eles próprios, aos outros e as estratégias de ensino utilizadas. Os dados revelam, embora não sendo conclusivos que os alunos se sentem mais motivados nas aulas da matéria em que são “especialistas” e que gostam de ajudar os colegas menos proficientes a superar as suas dificuldades. Supervised teaching practice is a first approach to professional practice. This report was conducted in Primary and Secondary School Quinta das Flores (EBSQF) during the school year 2015/2016. Being Teacher Practice (TP) an approach to teacher professionalization of our action, and as an application of the theory it requires appropriate reflective practices with interpretation purposes. Within this report we are presenting an analysis and critical reflection of activities in school during this school year. Dimensions of pedagogical intervention are analysed with a careful description and summary of all activities. During this school year with the class, also referring to the ethical and professional dimension and teaching-learning. In the first we present our initial expectations, characterization of the context and the class and proceeded to a critical and reflective analysis of events in the planning, implementation and evaluation of teaching and learning process during this school year. This report also includes an exploration of a school-based research problema about “Motivation of federated students and former federated in Physical Education" with the main objective to characterize the motivation of students in classes in relation to themselves, to others and teaching strategies used. The data shows, although not conclusive, that students feel more motivated in their own expertise subject classes and like to help colleagues least proficient to overcome their difficulties.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42509
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
capa final carla.pdf62.48 kBAdobe PDFView/Open
relatorio carla.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

145
checked on Sep 28, 2020

Download(s)

52
checked on Sep 28, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.