Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42507
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores com a turma B do 10º ano no ano letivo de 2015-2016
Authors: Pedrosa, Diogo da Silva 
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Ensino da educação física; Avaliação; Processo ensino aprendizagem
Issue Date: 2016
Abstract: O Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensino Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Na conceção deste documento pretende-se que o professor estagiário demonstre competências de análise crítica e reflexão aprofundada a partir da sua experiência de Estágio Pedagógico. O Estágio Pedagógico é o culminar de uma etapa de formação curricular, na qual o professor estagiário, devidamente orientado e supervisionado, exerce e cumpre todas as tarefas inerentes à função de docente. Assim, o Estágio Pedagógico, no meu caso, realizado na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra, no ano letivo de 2015/2016, consistiu na transposição para o contexto real dos conhecimentos adquiridos na formação inicial através da lecionação da disciplina de Educação Física junto da turma B do 10º ano de escolaridade. O presente documento encontra-se estruturado em três partes fundamentais e uma suplementar. A primeira parte é basicamente descritiva e relacionada com a contextualização da prática desenvolvida. A segunda parte incide na análise reflexiva sobre a prática pedagógica ao nível do planeamento e realização, e a terceira à avaliação. A última parte é do aprofundamento do tema/problema, com o objetivo de se perceber a “Motivação dos alunos federados e ex-federados nas aulas de Educação Física relativamente às modalidades de que são ou foram praticantes”, onde os resultados apontam para uma maior motivação nas modalidades que são federados. The Internship Final Report falls within the scope of the course Training Report, the second year of the Master in Physical Education Teaching of Elementary and Secondary Education, Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. In designing this document is intended that the trainee teacher demonstrates critical analysis skills and thorough reflection from its Teacher Training experience. Teacher Training is the culmination of a training curriculum stage in which the teacher trainee, properly guided and supervised exercises and fulfills all tasks of the teaching function. Teacher Training, in my case, made in Primary and Secondary School of Quinta das Flores, in Coimbra, in the academic year 2015/2016, was the transposition into the knowledge acquired in the initial formation through the discipline of teach Physical Education with the B class of the 10th grade. This document is structured into three main parts and an additional. The first part is basically descriptive and related to the context of established practice. The second part focuses on reflective analysis of the pedagogical practice in the planning and realization. The third part is on the assessment. Finally, the last part is deepening the theme/problem, with the objective to understand the "student motivation and federated former federal states in Physical Education classes for the modalities that are or were practicing", where the results point to a higher motivation in the modalities in which students are federate members.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42507
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1516_Diogo_Pedrosa.pdf5.22 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

217
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

251
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.