Title: Comparação da perceção dos alunos e de observadores externos na implementação de estilos de ensino inclusivo e por comando, na unidade didática de ginástica : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria com a turma 7º C, no ano letivo 2015-2016
Authors: Sábio, Márcia Filipa Leal 
Orientador: Abreu, Antero
Keywords: Inclusão;Prática pedagógica;Ensino da educação física;Estilos de ensino
Issue Date: 2016
Abstract: O Estágio pedagógico é uma parte integrante do currículo da formação de um docente e, como tal, é fundamental para que o futuro docente possa aplicar num contexto escolar real todos os seus conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação académica. No inico deste percurso o professor estagiário irá sair da sua zona de conforto, deparando-se com diversas situações que durante a sua formação não ocorreram. É através destas que o docente terá de pensar e analisar critica e reflexivamente toda a sua prática pedagógica, nunca esquecendo que o seu elemento principal é o aluno. Ao longo da sua prática pedagógica o docente tem de ter sempre em conta as competências dos seus alunos e a partir delas planear todo o seu processo de ensino, alterando-o sempre que necessário, conseguindo, assim, transmitir aos alunos os objetivos pretendidos e simultaneamente controlar e resolver problemáticas que possam surgir. O presente relatório tem como intuito a descrição, análise e reflexão de todo o trabalho e aprendizagens desenvolvidas e adquiridas durante a prática pedagógica, realizada com a turma 7ºC, da Escola Secundária Infanta D. Maria de Coimbra, no ano letivo de 2015/2016. A parte inicial deste documento irá conter a contextualização da escola onde foi realizada a prática pedagógica, referindo as características da escola, do grupo disciplinar e da turma mencionada anteriormente. Posteriormente irá ser analisada e descrita a prática pedagógica desenvolvida junto da turma anteriormente referida. Por último, na parte final irá ser aprofundado o tema problema, que tem como objetivo comparar a perceção dos alunos com a de observadores externos na implementação dos estilos de ensino inclusivo e por comando, na unidade didática de Ginástica. Palavras-Chave: Professor Estagiário. Prática Pedagógica. Dimensões de Intervenção. Planeamento. Realização. Avaliação. Estilos de Ensino. In the beginning of this course the trainee teacher will get out of his comfort zone, encountering with various situations that during their training did not occur. It is through these that the teacher will have to think and analyze critically and reflectively all their practice, never forgetting that the main element, the student. Throughout his teaching practice the teacher must always take into account the skills of their students and from them to plan his entire teaching process, changing it whenever necessary thus achieving, to give students the intended objectives and simultaneously control and solve problems that may arise. This report is aimed to description, analysis and reflection of all the work and developed learning and acquired during teaching practice, performed with the 7c class, High School Infanta D. Maria, Coimbra in the academic year 2015/2016. The initial part of this document will contain the school context where the teaching practice was held, referring to the school characteristics, the subject group and the class mentioned above. Later it will be analyzed and described pedagogical practice developed with the class mentioned above. Finally, in the end will be deepened the case study, which aims to compare the perception of students with the trainee teachers in the implementation of inclusive style and control style in the unit gymnastics. Keywords: Teacher Intern. Teaching Practice. Intervention Dimensions. Planning. Realization. Evaluation. Teaching Styles.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42506
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estagio Marcia.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.