Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42493
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFachada, Miguel-
dc.contributor.authorMonteiro, Guilherme David Duarte-
dc.date.accessioned2017-07-24T10:31:38Z-
dc.date.available2017-07-24T10:31:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/42493-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractNo decorrer do segundo ano de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, surge, no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, o Relatório Final de Estágio. Este tem como objetivo que o estagiário elabore uma reflexão e uma descrição das tarefas realizadas ao longo do ano de Estágio, em que desempenhou o trabalho de docente, exercendo de forma orientada todas as suas funções. Este Estágio finaliza a formação académica, donde se espera a aquisição de conhecimentos e bases essenciais para um desempenho com competência. O presente relatório resulta de um ano de Estágio realizado na Escola E.B. 2,3 C/Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, ano letivo 2015/2016, junto da turma C do 8ºano. Este Relatório é constituído por três partes fundamentais, sendo a primeira referente à contextualização da prática desenvolvida, a segunda referente à análise reflexiva da prática pedagógica, e a terceira parte, tendo por base a investigação das diferenças entre o segundo e o terceiro ciclo de estudos, é referente à investigação sobre “O que é que os professores interpretam como sendo indisciplina”. Esta investigação surge no âmbito do tema deste ano, “Didática da Educação Física – Ensinar numa escola inclusiva”. A indisciplina é um tema de enorme importância, quer em contexto de sala de aula quer no exterior. Dado que a Escola em análise não constitui exceção nesta matéria, este foi o tema escolhido, tendo por base uma amostra de 70 professores. Com o presente estudo procurou-se aprofundar o tema, conhecer as diferentes estratégias adotadas, com o intuito de melhorar desempenhos futuros. Palavras-Chave: Estágio Pedagógico. Educação Física. Didática da Educação Física. Docentes. Indisciplina. In the second year of the Masters in physical education for basic and secondary education levels, from the university of sport and physical education of Coimbra’s university (Faculdade de Ciências De Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra), follows the internship report. This has, as a main objective, a reflection and description of tasks performed during the internship year by the student. During the year, the student performs all the tasks of teachers, exerting in an organized way all its functions. This stage concludes the academic education where it is expected to acquire knowledge and essential foundation for performance competently. The following report results of a year of internship in the Escola Básica 2,3 with secondary level José Falcão de Miranda do Corvo, with students of of the 8th grade, in the year 2015/2016. It has 3 essential parts, the first one regarding the contextualization of the develop practices, second one referring the analytical reflexion of the pedagogical practice and the third referring to the investigation about “What do teachers interpret as indiscipline?”, having as basis the analysis of differences between the second and third study cycles. This investigation arises in the context of this year theme “Didacticism of Physical Education -teaching in an inclusive school”. Indiscipline is an opportune topic and of enormous importance, as it’s an actual school problem that causes teachers distress, in the classroom and out of it. As it was something present when we started out internship in the school, we chose this topic, having as sample 70 teachers and inferring their opinion about indiscipline. However, as much as this topic is studied and understood, it is something with no end in sight, as students are more and more different and each teachers has its own strategy, making it very difficult to find a uniform response to indiscipline. However, the objective of deepening the understanding of indiscipline at schools may later be useful to define strategies for current school problems.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.titleRelatório de estágio desenvolvido na Escola Básica 2, 3 C-Sec. José Falcão de Miranda do Corvo, com a turma C do 8º ano no ano letivo 2015-2016 : (in)disciplina : a perceção dos docentes do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final_Guilherme Monteiro.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

260
checked on Oct 29, 2024

Download(s)

152
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.