Title: Relatório de estágio pedagógico
Other Titles: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma F do 10.º ano no ano letivo 2015-2016
Authors: Pimentel, Ricardo Jorge Paiva 
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Prática pedagógica;Ensino da educação física
Issue Date: 2016
Abstract: Este relatório visa apresentar uma análise reflexiva acerca do trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte com a turma do 10ºF. O Relatório apresenta um percurso que procurou a melhoria das competências da prática pedagógica, com o objetivo de encontrar estratégias facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, processo este que deve estar centrado nos alunos, uma vez que são considerados o objeto principal de todo este processo. Para uma melhor compreensão do processo ensino-aprendizagem foi realizado um estudo designado de “Influência das demonstrações no processo de ensino-aprendizagem”. Para tal foi aplicado um questionário fechado de uma amostra de 164 alunos do ensino secundário, realizando posterior análise dos resultados obtidos. Os resultados mostram que os alunos do ensino secundário da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, pertencente ao Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, preferem uma demonstração realizada pelos professores, após a explicação, além de outras preferências específicas. Para além de impulsionar novas investigações e conclusões, este estudo contribui para uma melhor compreensão da realidade da comunidade escolar no contexto da disciplina de educação física, permitindo assim, uma melhor compreensão sobre a forma como os alunos aprendem melhor, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. The goal of this report is to present a reflective analysis about learning and work developed along the pedagogical internship developed with 10ºF class at Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, during 2015-2016. The internship relates to the practicum of the Master’s Degree in Physical Education Teaching at Elementary and Secondary school. This report demonstrates a training itinerary, which sought to improve our pedagogical practice competence, searching for effective strategies of teaching and learning process, viewed as a student-centred process. For a better understanding of the teaching-learning process a study was conducted about the theme "Influence of demonstrations in the teaching-learning process in Physical Education classes”. Data were collected using a closed questionnaire within a sample of secondary students. Analysis of data revealed that these students prefer demonstration after explanation, carried out by the teacher, and other specific preferences for this teaching level. This study contributes to a better understanding of the reality of the school community in the context of Physical Education discipline, providing a better understanding of how students learn best by facilitating the teaching-learning process.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42492
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Est1516_Ricardo Pimentel_VFinal.pdf2.71 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.