Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42466
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria João-
dc.contributor.authorFigueiredo, Tiago Filipe Mendes-
dc.date.accessioned2017-07-21T13:45:22Z-
dc.date.available2017-07-21T13:45:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/42466-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractComo culminar do processo de formação do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Coimbra, surge a redação deste Relatório de Estágio que visa descrever as atividades realizadas ao longo do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, sob orientação da Prof.ª Doutora Maria João Almeida e coorientação do Professor João Moreira. Este Relatório está estruturado de acordo com as normas que regem o Estágio Pedagógico, procurando englobar num só documento, a descrição e reflexão das atividades realizadas no âmbito do Estágio e todos os conhecimentos e competências adquiridas no seu desenrolar, tendo como ponto de partida as expectativas iniciais. A elaboração deste documento segue duas linhas distintas: a primeira, essencialmente descritiva e reflexiva, é relativa à prática letiva e engloba as relações com os diversos intervenientes no processo: planeamento, realização, avaliação, relatórios de aula, a dimensão profissional e ética e as atividades concretizadas na escola; a segunda parte coincide com o Tema-Problema, uma abordagem cientifico-pedagógica de questões levantadas no decorrer da nossa prática pedagógica, nomeadamente as atitudes face à Educação Física de alunos em início de ciclo. Verificamos através da análise dos inquéritos que é possível encontrar diferenças estatisticamente significativas entre os alunos do sétimo ano e os alunos do décimo em alguns dos sete fatores que agrupam as questões do questionário. Observamos o mesmo quando relacionados esses sete fatores com a prática desportivo (ou não) por parte dos alunos em horário extra curricular. O Estágio Pedagógico é um momento marcante na nossa formação e torna-se fundamental registar, relatar e refletir sobre a prática pedagógica e todas as experiências vividas no seu desenrolar. É neste seguimento que surge o Relatório de Estágio, apresentando-se como um meio de analisar e avaliar todo o processo. No entanto, não tomemos o documento como algo final e concluído cuja sua aplicabilidade se prende inteiramente com a sua realização mas sim, deve ser visto como uma ferramenta de formação, contínuo e inacabado. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária da Lousã junto da turma do oitavo B, no ano letivo de dois mil e quinze/dois mil e dezasseis. Palavras-chave: Escola - Professor – Educação Física - Atitudespor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º B no ano letivo de 2015-1016por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg[2016]_Tiago_Figueiredo.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

217
checked on Oct 29, 2024

Download(s)

105
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.