Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/41841
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNeves, Paula C.-
dc.contributor.authorPaixão, Rui-
dc.date.accessioned2017-06-09T13:51:24Z-
dc.date.available2017-06-09T13:51:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn0104-4060por
dc.identifier.issn1984-0411por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/41841-
dc.description.abstractVários estudos nos Estados Unidos e em Taiwan têm confirmado a existência de uma propriedade coletiva das escolas designada como otimismo académico, constituída pela interação dinâmica de três outras dimensões (eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica). O objetivo deste trabalho é verificar se, em escolas de um contexto cultural diferente, o otimismo académico pode também ser considerado como um construto único, que se manifesta através da perceção da eficácia coletiva dos docentes, da confiança do seu corpo docente nos estudantes e nos pais e da ênfase académica. A amostra deste estudo é constituída por 382 professores de 35 escolas portuguesas. Os índices fornecidos pela análise fatorial confirmatória (X2 = 100.9 gl = 5; GFI =.958; CFI=.964; RMSEA=.051) suportam a adequação do modelo aos dados e permitem concluir que, também no contexto europeu, o otimismo académico pode ser visto como uma propriedade coletiva das escolas subjacente a três outras propriedades: eficácia coletiva, confiança nos pais e alunos e ênfase académica.por
dc.description.abstractRecent research in the United States and Taiwan has confirmed the existence of a school-level characteristic named academic optimism that includes cognitive, affective and behavioral facets of collective efficacy, faculty trust, and academic emphasis. The aim of this study is to examine this construct and test if, in a different cultural context, academic optimism can also be considered a school characteristic which emerges from the perception of the teachers' collective efficacy on the confidence of their educational body in the students and in the parents as well as of academic emphasis. The sample includes 382 teachers from 35 Portuguese schools. The indices provided by confirmatory factor analysis (X2 = 100.9 df = 5; GFI = .958, CFI = .964; RMSEA = .051) support the data model adequacy and allow us to conclude that, as in the USA and Taiwan, academic optimism in a European context, can be understood as a collective school propriety resulting from a dynamic interaction between collective efficacy, faculty trust, and academic emphasis.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Paranápor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectOtimismo académicopor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectConfiançapor
dc.subjectÊnfase académicapor
dc.subjectEficácia coletivapor
dc.subjectAcademic optimismpor
dc.subjectSchoolspor
dc.subjectTrustpor
dc.subjectAcademic emphasispor
dc.subjectCollective efficacypor
dc.titleOtimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesapor
dc.title.alternativeAcademic optimism: empirical assessment of the construct in a Portuguese samplepor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage247por
degois.publication.lastPage259por
degois.publication.issue60por
degois.publication.locationCuritibapor
degois.publication.titleEducar em Revistapor
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.45623por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.1590/0104-4060.45623por
dc.identifier.doi10.1590/0104-4060.45623-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-0369-2829-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 50

501
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

257
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons