Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/41738
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dc.contributor.authorMeneses, Maria Paula-
dc.date.accessioned2017-06-05T16:39:20Z-
dc.date.available2017-06-05T16:39:20Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1518-0689por
dc.identifier.issn1982-5560por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/41738-
dc.description.abstractOs estudos críticos sociojurídicos têm crescentemente chamado a atenção para a necessidade de convocar outras formas de conhecimento, além do legal, para melhor se compreender o que é o direito e a justiça. Se assumirmos o direito e a justiça como fenómenos sociais e culturais, então um dos desafios que as sociedades enfrentam é o de incorporar as múltiplas identidades e as normas culturais numa estrutura ampla, articulando o direito à igualdade com o reconhecimento da diferença. Apesar de o paradigma normativo do Estado moderno assumir que em cada Estado só há um direito e que a unidade do Estado pressupõe a unidade do direito, este texto, a partir da análise de várias situações de interlegalidade (SANTOS, 1995) presentes na região austral de África, abre campo para uma leitura mais complexa do funcionamento sociojurídico destes estados modernos, a partir das epistemologias do Sul (SANTOS, 2007, 2014).por
dc.description.abstractFor some time now, critical socio-legal studies have drawn attention to the need to convoke other forms of knowledge, besides the legal, to better understand what are law and justice. If we assume the law and justice are social and cultural phenomena, then one of the contemporary challenges is how to incorporate multiple identities and cultural norms in a wider structure, articulating the right to equality with the recognition of difference. Although the normative paradigm of the modern state assumes that in every state there is only one law and that the state unity presupposes the unity of the law, this text, based upon the analysis of various situations of interlegality (SANTOS, 1995) in southern Africa, opens the door for a more complex analysis of the socio-legal structure of modern African states, using the theoretical and methodological perspectives of the epistemologies of the South (SANTOS, 2007; 2014).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUFRNpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/269807/EUpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSul globalpor
dc.subjectÁfricapor
dc.subjectEpistemologias do Sulpor
dc.subjectInterlegalidadepor
dc.subjectPluralismo jurídicopor
dc.subjectGlobal Southpor
dc.subjectAfricapor
dc.subjectEpistemologies of the Southpor
dc.subjectInterlegalitypor
dc.subjectLegal pluralismpor
dc.titleAs modernas sociedades africanas: socialmente plurais, legalmente plurais?por
dc.title.alternativeModern african societies: socio-legally plural?por
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage64por
degois.publication.lastPage86por
degois.publication.issue2por
degois.publication.locationNatalpor
degois.publication.titleCronospor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/11482por
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume16por
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.project.grantnoinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/269807/EU-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0001-9812-2177-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
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