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Title: O marketing e a publicidade no espaço da farmácia comunitária
Authors: Veiga, Luís António Martins Leitão de Almeida 
Orientador: Pita, João Rui
Keywords: Farmácias; Marketing; Publicidade
Issue Date: Jul-2016
Abstract: Este trabalho propõem-se a estudar o Marketing e Publicidade, as suas aplicações e quais as ferramentas mais usadas e indicadas no espaço da farmácia comunitária. Começa por fazer uma introdução histórica acerca da evolução da Publicidade e Marketing, com foco na farmácia comunitária. Trata das diferentes abordagens do Marketing farmacêutico ao longo dos anos, visando pontos de viragem específicos, que permitiram que este se tornasse o que é hoje. De seguida é tratada a legislação da Publicidade de medicamentos, dispositivos médicos e produtos cosméticos. São abordadas as diferentes legislações que englobam os diferentes produtos, assim como a ética e deontologia aplicadas àquilo que é comercializado na farmácia. A terceira parte trata de uma maneira geral as diferentes abordagens e ferramentas de Marketing e Publicidade existentes. Expõem-se de maneira geral as vantagens, desvantagens e aplicações de algumas delas, e o seu uso na farmácia comunitária. Sublinha-se a importância do merchandising, a sua origem e função, aplicado ao espaço da farmácia. Por fim é feito um estudo de caso, usando como pano de fundo a farmácia onde o estágio foi realizado. São abordadas várias ferramentas de Marketing e Publicidade usadas durante o período de estágio. Após análise cuidada dos dados são, por fim, tiradas conclusões acerca dos resultados obtidos, e algumas propostas para o futuro.
This assignment proposes the studying of Marketing and Advertising, its applications and which tools are more used and more indicated in community pharmacy. It starts with a historical introduction about the evolution of advertising and Marketing, focusing on community pharmacy. It deals with the different approaches to pharmaceutical Marketing over the years, targeting specific turning points, which allowed it to become what it is today. Then it is approached the law of advertising of medicinal products, medical devices and cosmetics. It talks about the different laws that encompass the different products as well as ethics and deontology applied to what is sold in the pharmacy. The third part deals with the different approaches and existing tools of Marketing and Advertising. It exposes the advantages, disadvantages and applications of some of them, and their use in community pharmacy. It stresses the importance of merchandising, its origin and function, and application in the pharmacy space. Finally it is made a case study, using as background the pharmacy where the traineeship took place. It covered the various Marketing and Advertising tools that were used during the period of traineeship. After careful analysis of the data, conclusions were drawn about the results, and some proposals for the future.
Description: Monografia realizada no âmbito da unidade Estágio Curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, apresentada à Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/41018
Rights: openAccess
Appears in Collections:FFUC- Teses de Mestrado

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