Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/40979
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dc.contributor.authorRoque, Isabel Maria B.-
dc.date.accessioned2017-04-24T17:11:44Z-
dc.date.available2017-04-24T17:11:44Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.issn1647-3337por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/40979-
dc.description.abstractA ocupação profissional é um dos delineadores mais importantes da identidade social. Segundo a teoria marxista existe uma tendência geral para a redução dos trabalhadores a uma massa indiferenciada, facilmente substituível - cybertariado, precariado e/ou proletariado. Seguindo uma abordagem da psicodinâmica do trabalho, pretende-se analisar o modo como o trabalho realizado em contact centre afeta o percurso profissional dos antigos e atuais agentes de relacionamento com o cliente. Entre 2015 e 2016, foram realizadas 20 entrevistas semidiretivas a trabalhadores de contact centre em Portugal e Grã-Bretanha. Os resultados revelam, maioritariamente, uma desconstrução de identidades ocupacionais através da inexistência de expetativas, criando novos sentimentos de alienação e/ou frustração.por
dc.description.abstractA worker´s professional occupation is one of the most important delineators of social identity. According to the Marxian theory there is a general trend to reduce workers to an undifferentiated mass, easily replaceable - cybertariat, precariat or/and proletariat. Following a psychodynamic approach of work, the aim is to examine how work done at the contact centres affects workers´ professional career or path. Between 2015 and 2016, twenty semidirective interviews were conducted to contact centre workers in Portugal and Britain. The survey results show that the vast majority of workers reveal a deconstruction of occupational identities through the lack of expectations, creating new feelings of alienation and/or frustration.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologiapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectContact centrespor
dc.subjectCybertariadopor
dc.subjectIdentidade ocupacionalpor
dc.titleBiografias Cybernéticas. Um estudo sobre as indústrias Portuguesas e Britânicas de Contact Centrepor
dc.title.alternativeCybernetic Biographies. A study on the Portuguese and British Contact Centre Industriespor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage49por
degois.publication.lastPage68por
degois.publication.issue12por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleSociologia On Linepor
dc.relation.publisherversionhttp://revista.aps.pt/?cad=REV586e49b39f9d2&tipo=TAR4b223cfff053b&art=ART586ea17491088por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.30553/sociologiaonline.2016.12.3-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0001-8581-5177-
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