Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/40591
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dc.contributor.advisorMoura, Pedro Manuel Soares-
dc.contributor.authorAssunção, André Rafael Santos-
dc.date.accessioned2017-04-04T16:14:44Z-
dc.date.available2017-04-04T16:14:44Z-
dc.date.issued2016-02-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/40591-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractAs energias renováveis apresentam-se como o futuro energético Mundial, nomeadamente a energia fotovoltaica, que com o seu contínuo crescimento e a sua versatilidade, merece especial destaque. Portugal, sendo um país com condições climatéricas ideias para a implementação deste tipo de sistemas, tem uma crescente utilização desta tecnologia, nomeadamente em edifícios. Contudo, a adoção do tarifário net-billing veio fomentar o autoconsumo e penalizar a injeção de energia na rede. Torna-se então necessário dispor de soluções para adaptar os níveis de geração ao consumo, evitando injeções de energia na rede. Assim, acompanhando o contínuo crescimento das energias renováveis está a adoção de soluções de armazenamento de energia, recorrendo principalmente a baterias de iões de lítio, nomeadamente em veículos elétricos e em soluções residenciais/industriais. A forte ligação entre a autonomia e os veículos elétricos torna as baterias obsoletas para este tipo de aplicações após alguns anos. No entanto, estas ainda podem ser introduzidas noutras aplicações devido à sua capacidade restante, nomeadamente como sistemas de armazenamento para residências com um sistema de produção fotovoltaico. Nesta dissertação é avaliada a viabilidade, quer do ponto de vista técnico quer económico, da reutilização em edifícios residenciais de baterias retiradas de diversos veículos elétricos, sendo analisado o seu custo, a sua capacidade restante e por fim a sua vida útil para segundas aplicações, recorrendo à implementação de um modelo de degradação em Matlab-Simulink®. Posteriormente, foram analisadas as trocas de energia de uma habitação média Portuguesa, que disponha de produção fotovoltaica suficiente para assegurar o seu consumo médio, com a rede, com e sem sistema de armazenamento. Foram também analisadas as diferentes opções de sistema de armazenamento, permitindo assim perceber qual das tecnologias analisadas, melhor se adapta ao cenário Português.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectFotovoltaicopt
dc.subjectArmazenamento de Energiapt
dc.subjectBaterias de Iões de Lítiopt
dc.subjectVeículos Elétricospt
dc.subjectTarifário Net-Billingpt
dc.subjectTrocas de energia com a redept
dc.subjectAutoconsumopt
dc.titleViabilidade técnica e económica da reutilização de baterias de veículos elétricos integradas com sistemas fotovoltaicos no sector residencialpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2016-02-18*
dc.identifier.tid201673851pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadorespt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitISR - Institute of Systems and Robotics-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4852-2812-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Mestrado
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