Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/39080
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dc.contributor.advisorAfonso, José Luís Ferreira-
dc.contributor.authorSilva, Sofia Ribas Braz da-
dc.date.accessioned2017-03-28T15:12:08Z-
dc.date.available2017-03-28T15:12:08Z-
dc.date.issued2014-07-22-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/39080-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractCom o aparecimento de mercados cada vez mais fortes, a satisfação dos clientes é crucial para que as organizações consigam uma vantagem competitiva. Caso o cliente não se encontre satisfeito e reclame é necessário para a organização dispor de um adequado sistema de gestão de reclamações. O objetivo primário desta dissertação foca-se na criação de uma base de dados para a Provedoria do Estudante da Universidade de Coimbra (PEUC). Tal programa tem a intenção de facilitar a acessibilidade aos processos dos estudantes e de permitir a gestão dos mesmos, assim como a análise de métodos de gestão de reclamações. A base de dados criada para a PEUC foi realizada recorrendo à utilização de vários programas de software, tais como wing IDE, pgAdmin e PowerDesigner, por se julgarem ser os mais adequados para os objectivos a que o autor se propõe. O programa desenvolvido ao facilitar e ao melhorar o trabalho dos funcionários da PEUC está a ajudar a que o tempo de resposta aos alunos seja ainda mais reduzido, para que estes se encontrem satisfeitos com os serviços oferecidos pela Universidade de Coimbra (UC). Assim, a base de dados desenvolvida para a PEUC será uma importante ferramenta para o sistema de gestão de reclamações da UC.pt
dc.description.abstractWith the rise of progressively stronger markets, client satisfaction is essential to organisations, in order for them achieve a competitive edge. In case the client isn’t found to be satisfied, and files a complaint, it is necessary for the organisation to have a decent system of managing complaints. The main objective of this dissertation is to create a database for the Student Service Provider of the University of Coimbra (Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra, PEUC). The program attempts to ease the access to the students’ cases, and to allow their management, as well as providing an analysis of methods of dealing with complaints. The database created for the PEUC was produced by using many software programs, such as wing IDE, pgAdmin, and PowerDesigner. The program was developed to facilitate the work of the PEUC’s employees, shortening even more the required time replies usually took to be sent to students, so they can be satisfied with the services the University of Coimbra provides (UC). Thus, the database specifically developed for PEUC will be an important tool for the UC’s the complaint management system.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectSatisfaçãopt
dc.subjectInsatisfaçãopt
dc.subjectReclamaçãopt
dc.subjectPEUCpt
dc.subjectBase de dadospt
dc.subjectProgramapt
dc.subjectSatisfactionpt
dc.subjectDissatisfactionpt
dc.subjectComplaintspt
dc.subjectPEUCpt
dc.subjectDatabasept
dc.subjectProgrampt
dc.titleBase de dados para gestão de processos da provedoria do Estudante da Universidade de Coimbrapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2014-07-22*
dc.identifier.tid201666049pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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