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Title: Melhoria dos processos logísticos e definição do layout de novo armazém
Other Titles: Improvement of logistics processes and definition of new warehouse layout
Authors: Felizardo, Diogo Filipe da Silva 
Orientador: Silva, Cristóvão
Leite, Pedro
Keywords: Armazém; Cadeia de Abastecimento; Compras; Gestão de Stocks; Inventário; Layout; Warehouse; supply chain; purchasing; stock management; inventory; Layout
Issue Date: 24-Jul-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Hoje em dia as empresas atuam num único mercado, o mercado global, em que competem com empresas de todo o mundo e de diferentes dimensões. Este facto apenas contribui para o aumento da competitividade das empresas, na busca de melhor corresponder às necessidades e exigências do cliente, ou seja, aumentar a sua quota de mercado. A crescente globalização originou um aumento do fluxo de informação e conhecimentos e consequentemente, de soluções (componentes/serviços). Desta forma os clientes são mais exigentes, as evoluções são constantes e a variedade de componentes aumenta. Assim, as empresas lutam atualmente por produzir com mais qualidade e rapidez, algo só conseguido com o abastecimento contínuo por parte dos fornecedores, em lotes reduzidos. Esta filosofia evita os custos de stock e satisfaz a procura nas suas quantidades extas. "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e económico de matérias-primas, materiais semiacabados e componentes acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31). Os departamentos de uma empresa devem encontrar-se em sintonia de forma a atingir o sucesso. A logística é um dos departamentos mais importantes, pois interage com todos os outros. Este lida com a aquisição, armazenamento e abastecimento da matéria-prima, bem como a expedição do componente acabado. Este departamento, bem como a empresa, deve manter uma relação de proximidade e confiança com os fornecedores e clientes. Apenas evitando atrasos dos fornecedores, na receção, na produção e na expedição, é possível responder às necessidades do cliente no tempo estipulado. Ao longo deste trabalho serão analisadas as atividades logísticas na empresa SELT e propostas melhorias de forma a agilizar essas mesmas atividades.
Nowadays companies operate in a single market, the global market, in which compete with companies from all over the world and of different sizes. This fact only contributes to increasing the competitiveness of firms, in the pursuit of better meet the needs and requirements of the client, i.e. increase its market share. Increasing globalization has led to an increase in the flow of information and knowledge and, consequently, of solutions (products/services). In this way customers are more demanding, trends are constant and the variety of products increases. So, companies are struggling currently to produce more quality and speed, something only achieved with continuous supply on the part of suppliers, in reduced batches. This philosophy avoids the costs of stock and satisfies the demand in its exact quantities. "Logistics is that part of supply chain management that plans, implements and controls the efficient and cost-effective flow and storage of raw materials, semi-finished materials and finished products, as well as the information relating to them, from the point of origin to point of consumption, for the purpose of meeting the needs of customers" (oak, 2002, p. 31). The departments of a company must be in harmony in order to achieve success. Logistics is one of the most important departments, because it interacts with all others. This deals with the acquisition, storage and supply of raw materials, as well as the dispatch of the finished product. This department, as well as the company, must maintain a close relationship and trust with suppliers and customers. Only avoiding delays from suppliers, on reception, production and shipment, it is possible to respond to customer needs in the stipulated time. Throughout this work will be reviewed the company´s logistics activities and enumerated some improvements proposals to speed up these same activities.
Description: Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/39036
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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