Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/39029
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dc.contributor.advisorCarvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira-
dc.contributor.authorHenriques, Juan Emilio Rivas-
dc.date.accessioned2017-03-28T15:05:07Z-
dc.date.available2017-03-28T15:05:07Z-
dc.date.issued2015-07-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/39029-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Automóvel apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractA finalidade principal da presente investigação é desenvolver um projeto que permita desenhar a estrutura de um veículo elétrico citadino. A primeira fase do estudo define os principais componentes que integram o sistema de propulsão do veículo. Foram determinadas as condições de serviço do automóvel para seguidamente realizar a análise e seleção do motor de propulsão. O dimensionamento das baterias, considerado sistema chave nos veículos elétricos, envolveu uma detalhada investigação das diferentes opções para escolher a que melhor se adaptasse ao caso. Foi desenhada a estrutura de forma priorizar uma distribuição uniforme dos componentes, garantir o conforto assim como a segurança dos passageiros e finalmente uma excelente resposta dinâmica. Na escolha do material da estrutura foi utilizada a metodologia Ashby o que permitiu realizar uma interessante análise dos diferentes materiais disponíveis na atualidade. Na última fase foram ideados dois cenários que possibilitaram carregar a estrutura em flexão e torção obtendo resultados que após um procedimento de otimização foram muito satisfatórios.pt
dc.description.abstractThe main purpose of this research is to develop a project that allows designing the structure of urban electric vehicle. The first phase of this study defines the major components that integrate the vehicle's propulsion system. Were determined the car’s service conditions for then to do the analysis and selection of the power unit. The sizing of batteries, considered as the key system in electric vehicles, involved a detailed investigation of different options to choose the one that best adapt to the case. The structure was designed in order to prioritize a uniform distribution of the components, ensure the comfort as well the safety of passengers and finally an excellent dynamic response. In choosing the structure’s material was used the Ashby methodology which has allowed an interesting analysis of the different materials available today. In the last phase were idealized two scenarios that allowed carrying the structure in bending and torsion obtaining results that after an optimization procedure were very satisfactory.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEstruturapt
dc.subjectVeículopt
dc.subjectOtimizaçãopt
dc.subjectBateriaspt
dc.subject4130pt
dc.subjectStructurept
dc.subjectVehiclept
dc.subjectOptimizationpt
dc.subjectBatteriespt
dc.subject4130pt
dc.titleProjeto da estrutura de um veículo automóvel citadino de propulsão eléctrica com bateriaspt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2015-07-20*
dc.identifier.tid201665492pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Automóvelpt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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