Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38963
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dc.contributor.advisorAmaro, Ana Paula Bettencourt Martins-
dc.contributor.advisorPinto, Maria Isabel Moita-
dc.contributor.authorCarvalho, Renato Resende Moreira Baptista-
dc.date.accessioned2017-03-28T15:04:57Z-
dc.date.available2017-03-28T15:04:57Z-
dc.date.issued2015-09-22-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/38963-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractNa área de engenharia civil, têm sido levadas a cabo investigações relativas ao desenvolvimento de materiais inovadores. Os materiais compósitos têm evidenciado assumir particular ênfase neste setor. Neste âmbito, há a pretensão de estudar a aplicabilidade dos materiais compósitos em substituição do aço tradicionalmente utilizado nas armaduras em construções civis, que apresenta alguns problemas, tais como os associados à corrosão. Os compósitos exibem, de facto, um excelente potencial enquanto matérias-primas de futuro, em virtude das suas boas propriedades mecânicas, menores custos de produção e reduzidos impactos ambientais. A investigação alusiva ao comportamento do material no decorrer da sua vida útil é realizada através da imersão de provetes, por diferentes períodos de tempo, em duas soluções de degradação distintas, nomeadamente a argamassa de metacaulino e a argamassa de cimento, sendo esta última analisada em seco e após imersão em água. Para o estudo da alteração da integridade estrutural dos materiais compósitos, após sujeitos a degradação pelas soluções referidas, recorreu-se a ensaios de flexão em três pontos e de rugosidade. A imersão nas soluções provoca uma diminuição da tensão máxima de flexão e da rugosidade. As conclusões são obtidas através da comparação com os valores registados para o provete de controlo.pt
dc.description.abstractIn civil engineering, there has been research on the development of innovating materials. Composite materials have shown to be of particular emphasis in this sector. In this context, there is the intention to study the applications of composite materials as substitutes of the traditional steel used in civil construction, which presents some problems such as those associated with corrosion. Composite materials, on the other hand, show a great potential as future raw materials due to their good mechanical properties, lower production costs and lower environmental impact. The research of the material behaviour during its lifetime is done by immersing samples, for different periods of time, in two distinct degradation solutions, namely metakaolin mortar and cement mortar, the latter being analysed dried after immersion in water. For the study of the change in structural integrity of composite materials, after being subjected to the degradation by the aforementioned solutions, the three-point bending flexural test and roughness test were used. The immersion in the solutions leads to a decrease in the maximum bending stress and also roughness. Conclusions are drawn by comparing against the values obtained for the control sample.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectCompósitopt
dc.subjectFlexão em tês pontospt
dc.subjectRugosidadept
dc.subjectSoluções cimentíciaspt
dc.subjectVidro/epóxidopt
dc.subjectCompositept
dc.subjectCement solutionspt
dc.subjectGlass/epoxypt
dc.subjectRoughnesspt
dc.subjectThree point bendingpt
dc.titleDegradação mecânica em compósitos de vidro/epóxido sujeitos a soluções cimentíficaspt
dc.title.alternativeMechanical degradation in glass / epoxy composites subject to cement solutionspt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2015-09-22*
dc.identifier.tid201664917pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânicapt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5237-0773-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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