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Title: Estudo das condições de transição de um fogo para as copas das árvores
Other Titles: Study of the conditions of transition from a fire to the treetops
Authors: Bondoso, Pedro Miguel Ribeiro Tomé Tavares 
Orientador: Viegas, Domingos Xavier Filomeno Carlos
Almeida, Miguel Abrantes de Figueiredo Bernardo de
Keywords: Fogos de Copas; Focos Secundários; Comportamento extremo de fogo; Incêndios Florestais; Propagação de fogo; Libertação de partículas; Crown fire; Spotting; Extreme fire behaver; wildfires; fire propagation; embers release
Issue Date: 22-Sep-2014
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este estudo foi realizado no âmbito dos fenómenos de comportamento extremo de fogo, em que se pretendeu analisar as condições envolvidas na transição de fogo de superfície para fogo de copas e criar um guia de determinação de um potencial de ocorrência de focos secundários. A análise da ocorrência de fogos de copas baseou-se na determinação da perda de massa média das árvores durante a queima e na medição das velocidades de escoamento convectivas, da temperatura e da velocidade de propagação. Os parâmetros calculados foram conclusivos, na medida que foi possível retirar informação sobre a sua evolução ao longo do ensaio, facilitando a leitura/análise dos dados, de modo a perceber de que forma as condições iniciais de cada ensaio influenciam estes parâmetros. No que diz respeito aos focos secundários, o guia criado incide com maior importância no potencial de libertação de partículas incandescentes, no entanto a avaliação da fase de transporte de partículas incandescentes e a probabilidade de ignição também são incluídas no guia. Foram atribuídas classes de formação de combustíveis para povoamento de herbáceas, matos, pinhais, eucaliptos, folhosas caducifólias e resíduos de exploração, resultando ainda a subdivisão de algumas classes em situações mais específicas de cada povoamento, verificando-se que estas mesmas classes são povoamentos característicos da zona centro de Portugal Continental. O desenvolvimento deste guia, tendo-se baseado num guia de combustíveis já existente (Cruz, 2005), ainda se encontra em fase de exploração, pelo que os valores para o potencial de focos secundários apresentados deverão ser desenvolvidos posteriormente. Para cada classe de formação de combustíveis são apresentados diversos fatores, como as características do combustível com potencial de libertação de partículas incandescentes, as características dos povoamentos e o ambiente de fogo, sendo possível estimar a influência destes fatores no potencial de ocorrência de focos secundários nas fases de libertação e transporte de partículas incandescentes seguido de uma possível ignição.
This paper was carried in the context of extreme fire behaver and have the aim of analyzing the conditions involved in the transition from surface fire to crown fire and also to create a guide for determining the release potential of burning embers that can cause spotting. The analysis of crown fire situations is based on the determination of the trees average mass loss when they are burning and the measurement of convective flow velocities, temperature and propagation velocity. The calculated parameters were conclusive since it was possible to take information about their variation throughout the trial and so the reading of data became easier, in order to understand how the initial conditions for each test influence these parameters. Regarding spotting, the guide that was created in this paper as it focus in release potential of burning embers, however the phase of incandescent particles transport and the ignition probability are also included in the guide. There was created in the guide, classes of fuel for populations containing herbaceous, shrubs, pine trees, eucalyptus trees, deciduous broadleaf and operational waste, resulting in more specific situations, characteristics of the central zone of Portugal. The development of this guide was based on the fuels guide (Cruz, 2005), however is still in the exploration phase and so the values of release potential must be developed later. For each fuel class are presented several factors such as the characteristics of the fuel with release potential, the population’s characteristics and the fire behaver, estimating the influence of these factors on potential spotting in release and transport of burning embers and consequently the ignition of fuel beds.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/38881
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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