Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38730
Title: Análise territorial do impacte da rede de Metro do Porto
Authors: Pascoal, Ângela Cristina Pinto 
Orientador: Ribeiro, Anabela Salgueiro Narciso
Pinho, Paulo Manuel Neto da Costa
Keywords: Desenvolvimento urbano; Transportes públicos; Metro do Porto
Issue Date: 22-Mar-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os sistemas de transporte públicos, nomeadamente o sistema de metro, são um fator essencial para a sociedade pois proporcionam uma melhoria da qualidade de vida urbana e um aumento da acessibilidade. Este aumento da acessibilidade poderá ter influência no valor das habitações, dos terrenos e dos estabelecimentos comerciais na zona envolvente às estações. O Metro do Porto é um importante sistema de transportes públicos a atuar na Área Metropolitana do Porto, tendo no ano de 2011 transportado 55,7 milhões de passageiros. Passados dez anos desde o início da sua exploração comercial, é necessário estudar qual o impacto que este tem no mercado imobiliário. Ao longo dos anos têm sido realizados vários estudos, com diferentes perspetivas sobre o impacto deste tipo de meio transporte. Esta temática tem sido desenvolvida para diversas cidades do mundo, efetuando estudos entre os diferentes tipos de sistemas de transporte (metro ligeiro de superfície, subterrâneo) e os vários tipos de uso dos edifícios (residencial, não residencial). No entanto, ainda não foi efetuado nenhum estudo para o caso do Metro do Porto até à data de início desta tese. O objetivo principal deste estudo é assim avaliar o impacto deste sistema, na valorização imobiliária para dois municípios Póvoa de Varzim e Vila do Conde. A seleção destes municípios prende-se com o facto de se tratar de uma linha de metro que atravessa zonas menos densificadas do que a cidade do Porto e que seriam mais apropriadas para estudar os efeitos referidos, isolando outros fatores relacionados com a cidade consolidada. Foram utilizadas técnicas de análise territorial (Spatial Analysis), nas quais as variáveis correspondem às características da população e do edificado, acessibilidade e características do imobiliário. De uma forma global, conclui-se assim que a proximidade ao metro não tem influência nos preços do imobiliário
Public transport systems, namely the metro system, are an essential factor for society because they provide a better quality of urban life and an increase in accessibility. This increased accessibility may have influence on the value of housing, land and businesses in the surrounding area of the stations. The Metro do Porto is an important public transport system operating in the Porto metropolitan area, having in 2011 transported 55.7 million passengers. Ten years since the beginning of its commercial exploitation, it is necessary to study which impact this has on the housing market. Over the years various studies have been conducted, with different perspectives on the impact of this type of transport. This theme has been developed for several cities around the world, making studies between different types of transport systems (light rail, underground) and the various types of use of buildings (residential, non-residential). However, no study has yet been made for the case of Metro do Porto until the start date of this thesis. The main objective of this study is how to evaluate what impact this system on property appreciation for two municipalities in Póvoa de Varzim and Vila do Conde. The reason for the selection of these municipalities is the fact that it is a metro line which runs through less dense areas of the city of Porto and that would be more appropriate to study the mentioned effects, isolating other factors related to the consolidated city. Spatial analysis techniques were used (Spatial Analysis), in which the variables correspond to the characteristics of the population and of the buildings, accessibility and housing characteristics. Overall, it has been concluded that the proximity to the metro has no influence on real estate prices.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38730
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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