Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38708
Title: Avaliação do impacto dos órgãos de entrada no comportamento dos sistemas de drenagem urbanos
Authors: Matias, Elva Marlene Anastácio 
Orientador: Marques, José Alfeu Almeida de Sá
Simões, Nuno Eduardo da Cruz
Keywords: Drenagem Urbana; órgãos de entrada; modelação hidráulica; drenagem dual
Issue Date: 22-Feb-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Ao longo dos últimos anos têm-se verificado um acentuado crescimento da população urbana, levando a uma maior impermeabilização do solo. Este facto aliado às alterações climáticas e ao inadequado planeamento dos sistemas de drenagem tem provocado elevados impactos nas sociedades, essencialmente devido a problemas relacionados com o aumento da frequência e do nível das inundações. Os sistemas de drenagem pluviais urbanos são uma infraestrutura indispensável ao bom funcionamento dos meios urbanos, desempenhando um papel fundamental na intercepção, recolha, transporte e rejeição em meios apropriados das águas pluviais. A sua incapacidade para drenar toda a água ocorre fundamentalmente pela falha na entrada de água nos coletores ou devido ao facto destes entrarem em carga, levando a um aumento do caudal superficial, escoando este através de caminhos preferenciais, acumulando-se posteriormente em zonas baixas, originado deste modo inundações. O presente trabalho tem como objectivo analisar uma rede de drenagem usando as mais modernas técnicas de modelação de drenagem urbana, nomeadamente, modelar um sistema de drenagem dual 1D/2D, situado na zona central da cidade de Coimbra, recorrendo ao software InfoWorks ICM. O modelo utilizado permitiu uma análise completa e detalhada das causas que levam a problemas relacionados com inundações nesta zona, sendo uma das principais causas detectadas a ineficiência por parte dos órgãos de entrada da rede, não permitindo uma eficaz interseção do escoamento superficial. Com o modelo utilizado e identificados os problemas, o presente trabalho pretende uma resolução dos mesmos através de soluções localizadas, as quais consistem na implementação de grelhas transversais aos arruamentos, só possíveis de avaliar corretamente com estes modelos. No decorrer do trabalho foi possível concluir que a principal causa dos problemas associados a inundações pluviais na zona central da cidade de Coimbra prendem-se pelo facto da mesma não estar munida de uma rede de drenagem eficiente. Estes problemas seriam totalmente resolvidos com uma restruturação ao nível do número e da localização dos órgãos de entrada da rede. Sendo este o principal problema, também foi detectado em algumas zonas, uma insuficiente capacidade na rede de colectores de drenagem
Over the past few years the increase of the urban population, combined with climate change and the inadequate planning of drainage systems, has had great impacts on society, mostly due to the increase number of flooding situations. Urban stormwater drainage systems are an indispensable infrastructure in urban areas and have a fundamental role in the interception, collection, transportation and rejection of stormwater. Its inability to drain all water occurs when water fails to enter in the system or the system surcharges, which leads to an increase of superficial flow. In these situations, water flows through preferential paths, later accumulate in local depressions, originating floods. The purpose of the present work is to analyze a network of drainage using the most modern urban drainage modeling techniques, namely, to model a draining system in the central area of the city of Coimbra, with a 1D/2D model, by using Infoworks ICM software. The model used allowed a more complete and detailed analysis of the causes that lead to floods in this area. One of the main causes is the inefficiency of the network inlets, which do not have an effective intersection of the superficial flow. With the use of dual drainage models, this work intends to evaluate solutions by implementing transversal grids on the streets, and assess its efficiency, only possible with dual drainage models. It was shown and quantified that, in this case study, despite insufficient capacity in some drainage network conduits, the main cause of pluvial floods is the insufficient number and capacity of inlets. With 1D/2D models it was possible to quantify the water that flows at the surface, in the sewer system and its interactions. With the correct quantification of this phenomenon, implementation of new network inlets was proposed to solve flooding problem in this area
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38708
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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