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https://hdl.handle.net/10316/38702
Title: | Cenários de mobilidade sustentável em centros históricos | Authors: | Cavaco, Nuno Miguel de Almeida Pimentel | Orientador: | Ribeiro, Anabela Salgueiro Narciso | Keywords: | Centros Históricos; Desenho Urbano; Qualidade do Espaço Público Mobilidade Sustentável | Issue Date: | 16-Feb-2016 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Uma área na zona histórica de Coimbra designada de "Alta de Coimbra e Rua da Sofia", foi
recentemente classificada como Património Mundial pela UNESCO, sendo uma oportunidade
única que ativou numerosas iniciativas, encorajadas pela Universidade de Coimbra e pela
Câmara Municipal. Um dos desafios que se coloca é a questão da mobilidade, uma questão
menos tratada no processo de classificação da UNESCO (que é focado principalmente em
edifícios). A qualidade do espaço público em geral, e no caso de infraestruturas adequadas
para a mobilidade além da gestão da mobilidade, não são áreas definidas claramente como
critérios para a classificação pela UNESCO. E a mobilidade tem também influência na
conservação e promoção do património edificado.
A principal motivação deste trabalho é assim a necessidade de incentivar a classificação que
considera não apenas os edifícios, mas também características específicas dos espaços
públicos. Isso aplica-se certamente aos centros históricos e à necessidade de promover novas
abordagens para a reabilitação e para o uso dessas áreas, devolvendo-lhes a “vida pública”. A
qualidade do espaço urbano pode ser medida por vários indicadores urbanos. A questão da
mobilidade (em termos de infraestrutura e de gestão) é um aspeto fundamental para a
qualificação urbana, e pode ser medida por indicadores de mobilidade sustentável. A
quantificação destes indicadores pode ser direta ou com recurso a técnicas de síntese do
espaço, tais como a Sintaxe Espacial no caso da construção de indicadores relacionados com a
conetividade.
Vários cenários foram testados combinando vários indicadores e as suas possíveis alterações,
privilegiando as melhorias ao nível dos modos suaves, transporte público e mobilidade
pedonal. Os resultados devem fornecer orientações para apoio à decisão em políticas de
mobilidade sustentável nos Centros Históricos. Além do Depthmap (Técnica de Sintaxe
Espacial), os programas utilizados são ArcGIS, AutoCAD e a técnica de análise multicritério
TOPSIS. Os resultados incluem a identificação e medição dos indicadores mais adequados
para a classificação dos espaços públicos em áreas candidatas a Património Mundial. Com
base nisso, foi desenvolvida uma ferramenta para criar diversos cenários dentro de uma
decisão de apoio de análise multicritério que permite comparar o diagnóstico para a "Alta de
Coimbra", com o desenvolvimento de diferentes cenários para futuras melhorias na área An area in the historic district of Coimbra called "Alta de Coimbra e Rua da Sofia", was recently listed as World Heritage by UNESCO and is a unique opportunity that triggered numerous initiatives, encouraged by the University of Coimbra and the City Council. One of the challenges that arises is the question of mobility, an issue less treated in the UNESCO classification process (which is primarily focused on buildings). The quality of public space in general, and in the case of adequate infrastructure for mobility beyond the mobility management areas are not clearly defined as criteria for the classification by UNESCO. And mobility also affects the conservation and promotion of the built heritage. The main motivation of this work is thus the need to encourage the ranking that considers not only the buildings, but also specific characteristics of public spaces. This certainly applies to the Historical Centres and the need for new approaches to rehabilitation and the use of these areas giving them back the "public life". The quality of urban space can be measured by a number of urban indicators. The issue of mobility (in terms of infrastructure and management) is a fundamental aspect for urban qualification, and can be measured by sustainable mobility indicators. The quantification of these indicators can be directly or using the space synthesis techniques, such as Space Syntax in the case of construction of indicators related to connectivity. Several scenarios were tested by combining several indicators and their possible changes, focusing on improvements to the soft modes, public transport and pedestrian mobility. The results should provide guidance for decision support in sustainable mobility policies in Historic Centres. In addition to the Depthmap (Technique of Space Syntax), used programs are ArcGIS, AutoCAD and multi-criteria analysis technique TOPSIS. Results include the identification and measurement of the most appropriate indicators for classification of public spaces in the candidate areas World Heritage Site. Based on this, a tool has been developed to create different scenarios within a multi-criteria analysis to support decision allowing compare the diagnosis for "Alta de Coimbra", with the development of different scenarios for future improvements in the area. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/38702 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado |
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