Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38677
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Adelino Jorge Lopes-
dc.contributor.advisorPinto, Maria Isabel Moita-
dc.contributor.authorRodrigues, Natacha Carolina Matias-
dc.date.accessioned2017-03-27T10:21:39Z-
dc.date.available2017-03-27T10:21:39Z-
dc.date.issued2015-07-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/38677-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractAs estradas não pavimentadas representam uma grande percentagem da totalidade das estradas, não só em países em desenvolvimento, mas também em países ditos desenvolvidos. O facto de a estrada permitir o acesso da população de uma zona rural a uma zona urbana, ou vice-versa, faz desta infraestrutura uma obra muito importante no desenvolvimento da região e, até mesmo, do país. De referir, o facto de este tema não ser ainda um tema muito estudado, o que torna, este trabalho, ainda mais aliciante. A construção da estrada está associada a problemas de estabilidade e deformabilidade. A sua construção deve ser pensada para que este tipo de problemas seja minimizado e para que estas tenham a maior durabilidade possível. Para tal, existem várias técnicas de reforço que permitem colmatar e prevenir futuros danos. O uso de geogrelhas, como reforço, faz todo o sentido devido às suas propriedades de aumento da resistência e da estabilidade do solo. Pretende-se analisar, laboratorialmente, a influência do tipo de solo na construção da estrada, a influência de uma fundação instável, a influência da secagem do solo e, ainda, a influência da colocação de uma geogrelha sobre a fundação instável. Todas estas análises são feitas com quatro tipos de solo preparados em laboratório. A avaliação da resistência da estrada será feita por intermédio de ensaios de pista, que fornecem informação das deformações do solo aquando a passagem dos veículos sobre o solo. O objetivo é saber qual (ais) o (s) solo (s) de eleição para cada uma das situações de ensaio e qual o solo que se ajusta melhor a todas elas. Do presente trabalho, conclui-se que o comportamento dos solos é realmente muito influenciado pelo tipo de solo e, ainda mais influenciado pela existência ou não de uma fundação instável e de um reforçopt
dc.description.abstractThe unpaved roads represent a large percentage of all roads in a country not only in developing countries but also in the developed ones. The road allows the access of population from a rural area to an urban area which makes this infrastructure highly important to the development of the region and even the country. It should be noted the fact that this subject isn’t yet a widely studied topic which makes this work even more important and interesting. The construction of the road is associated to stability and deformability problems. This type of construction should be planned in order to minimize this problems and to guarantee the highest possible durability. For that, there are several reinforcement techniques which are able eliminate and prevent future damages. The use of geogrids as reinforcement makes actually sense because of its high resistance and soil stability properties. The dissertation intends to analyze, in laboratory, the influence of a certain type of soil in the road construction, the influence of an unstable foundation, the influence of using the soil dried and also the influence of the placement of a geogrid above the unstable foundation. All these analyses are made by Wheel Tracking Machine tests that provide information about the soil deformation during the vehicles circulation. The aim of this work is to know which soil represents the best choice for each test and which one fits better in all the tests. From this study it was concluded that the soil behavior is highly influenced by the soil type and even more influenced by the existence or not of an unstable foundation and a reinforcementpt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectPavimentação -- estradaspt
dc.subjectGeossintéticospt
dc.titleReforço de estradas não pavimentadaspt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2015-07-21*
dc.identifier.tid201659883pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia do Ambientept
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1681-0759-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Reforco de estradas nao pavimentadas.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

1,074
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

2,885
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.