Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38576
Title: Mobilidade sustentável em cidades de pequena e média dimensão
Authors: Almeida, Gabriella Cirqueira de 
Orientador: Ribeiro, Anabela Salgueiro Narciso
Carvalheira, Carmen Geraldo
Keywords: sustentabilidade; mobilidade sustentável; cidades médias; índice de mobilidade sustentável; análise multicritério; cidade de Tomar; sustainability; suatainable mobility; medium sized cities; sustainable mobility index; multicriteria analysis; Tomar's city
Issue Date: 9-Feb-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A mobilidade possui um papel importante no desenvolvimento de uma cidade visto que a existência de boas acessibilidades e facilidade de deslocamento de pessoas e cargas influenciam o crescimento económico e social de uma cidade sendo importante garantir que a proteção do ambiente é considerada nos processos de tomada de decisão. É possível identificar vários exemplos de cidades europeias que adotaram iniciativas de investimento na mobilidade ciclável, melhoria no serviço de transporte público coletivo, penalização da utilização do transporte individual em zonas prioritárias, entre outras. Esta conscientização de que é necessário investir nos modos suaves (modo ciclável e modo pedonal) de transporte e garantir um bom serviço de transporte coletivo está cada vez mais presente para os decisores políticos em Portugal. Contudo, ainda existe alguma oposição na desvalorização da utilização do transporte individual visto ser um dos meios mais utilizados nas viagens pendulares, em especial nas cidades de pequena a média dimensão. Desta forma efetua-se uma análise dos indicadores relacionados com mobilidade sustentável, de modo a propor um índice de mobilidade sustentável com base num conjunto de indicadores que representem as mudanças na mobilidade esperadas nas cidades portuguesas de pequena a média dimensão. O índice de mobilidade sustentável proposto (IPMS) é calculado utilizando o método da soma ponderada, tendo em conta cenários de análise que promovam a mobilidade sustentável da cidade em estudo. Efetua-se a aplicação do índice proposto para a cidade de Tomar localizada no distrito de Santarém e com uma população aproximada de 14644 habitantes. No presente trabalho serão analisados três cenários promotores da mobilidade sustentável de forma a compará-los com a situação atual através dos resultados do índice de mobilidade sustentável proposto (IPMS), obtidos através da análise multicritério.
The mobility has a key role in the development of the city because it effects the accessibility and easy movement easy movement of people and loads in the economic and social growth of the city. For this reason it´s important to ensure that the environment protection is considered in the decision-making process. In Europe there are several examples of cities that promote sustainable mobility initiatives that are seen as model for around the world such as investments in cycling mobility, improvement of the public transportation and creation of congestion charge zones among other initiatives. Nowadays, the policy makers in Portugal are more aware of the necessity to invest in soft modes of transportation, such as cycling and walking, and to improve the public transportation despite the fact that the overvaluation of the individual transportation in small to medium-sized cities is still higher. Therefore, it´s performed an analysis on the indicator related with the sustainable mobility with the purpose to suggest a sustainable mobility index based in a set of indicators that symbolize the necessary changes expected in the mobility of small to medium-sized cities. The sustainable mobility index suggested it´s calculated easily using the weighted sum method which needs to take into account the case scenarios related to the promotion of the sustainable mobility in the city analyzed. The sustainable mobility index is applied in Tomar´s city which contains, approximatively, 14644 inhabitants and it´s located in Santarem’s district. It´s considered three cases scenarios that promotes the sustainable mobility with the intuit to compare the actual situation of the city with the application of the scenarios through the value of the sustainable mobility index obtained using the multicriteria analysis.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38576
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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