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Title: Avaliação do efeito da variação de parâmetros de calibração na qualidade dos resultados de estudos de simulação de tráfego
Authors: Figueiredo, Miguel Ferreira 
Orientador: Silva, Ana Maria César Bastos
Seco, Álvaro Jorge da Maia
Keywords: Aimsun; microssimulação; calibração; parâmetros de calibração; erros; Aimsun; microsimulation; calibration; calibration parameters; errors
Issue Date: 30-Oct-2013
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A complexidade das redes rodoviárias e a necessidade crescente de se justificar de forma tecnicamente sustentada investimentos avultados nos sistemas de transportes, têm vindo a requerer o uso de ferramentas cada vez mais sofisticadas. As técnicas de simulação assentam na representação virtual das condições reais de circulação. A precisão dos resultados depende da capacidade do modelo representar a realidade, o que enfatiza a importância associada à fase de calibração onde se procura obter um grau de precisão adequado. Esses trabalhos incidem na estimação dos valores a atribuir a um conjunto alargado de parâmetros associados ao comportamento do condutor e às características básicas das classes de veículos, procurando por aproximações sucessivas e com um nível de erro aceitável, ajustar os resultados estimados pelo modelo às observações reais. Nesta linha de ação, o presente trabalho consistiu na realização de uma análise de sensibilidade para avaliação do impacto expectável na precisão dos resultados fornecidos por modelos de microssimulação de tráfego. A resposta dos modelos é testada para diversos tipos e níveis de erros associados à estimação de alguns parâmetros de calibração, procurando perceber a sua importância relativa. A metodologia de abordagem baseou-se na introdução sistemática de diferentes erros nos parâmetros de calibração, de tipo e nível considerados típicos em processos de modelação de tráfego, embora em alguns casos usando também valores limite para melhor testar padrões nos resultados obtidos. Para o efeito procurou-se codificar/modelar um estudo de caso representativo de situações reais normais, potenciando a avaliação dos impactos desses erros ao nível da precisão dos resultados produzidos pelos modelos. Os trabalhos foram desenvolvidos tendo por base o uso do software Aimsun,. Dos resultados obtidos evidencia-se a relativa imprevisibilidade dos modelos responderem de forma expectável à introdução de erros, os resultados diferenciados para as análises com combinação de erros, assim como a diferente importância de cada parâmetro em diferentes situações. Foi ainda possível quantificar relações diferenciadas entre o valor dos erros introduzidos nos parâmetros e os erros nos resultados da modelação.
The complexity of road networks and the increasing need to justify large investments in transportation systems in a robust and technically supported way, have been demanding the use of more and more sophisticated tools. The simulation techniques comprise virtual representation of the real traffic conditions. Precision of results rely on the capacity of the model to represent the reality, which highlights the importance of the calibration process and the need for an adequate precision for each situation. The development of these kind works focus on the estimation of values for a wide range of parameters, mostly related to the behavior of the driver and to the characteristics of each class of vehicles, and their adjustment and calibration to data obtained in real situations, through successive approximations until an acceptable error bar is achieved. Within this framework, the present work consists in a sensitivity analysis of how the expected accuracy of the output of traffic microsimulation models can be affected by the type and degree of errors in the estimation of calibration parameters. The relevance and influence of each of these estimations is considered separately and their accuracy/precision requirements is analyzed The methodological approach was based on the systematic introduction of errors in the various calibration parameters. The considered error values range were in accordance with the typical errors for traffic modeling processes; in some cases, extreme values were used instead, in order to enhance the search for patterns in the results. A representative case study for a real situation was used as a model, which enhanced the assessment of the impacts of these errors in the accuracy of the output results. Aimsun software was used for the simulations. Results show some unpredictability of the response of the models to the introduction of errors, different results for the analyses that combined errors, as well the different importance of each parameter in each particular situation. It was possible to quantify the relations between the values of the errors introduced in the parameters and the errors in the modeling results.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38511
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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