Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38497
Title: Estimação de um modelo de escolha de caminhos em transportes coletivos usando informação de bilhética
Authors: Gomes, André Filipe Rosária 
Orientador: Martinez, Luís Miguel Garrido
Correia, Gonçalo Homem de Almeida Rodriguez
Keywords: Transporte colectivo urbano
Issue Date: 19-Sep-2013
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os sistemas de transporte colectivo das grandes cidades enfrentam actualmente dois desafios quase contraditórios. Por um lado existe dificuldade em responder a toda a procura como evidenciam as lotações nas horas de ponta e principais percursos e estações, e por outro as condições económicas e ambientais exigem à sociedade uma mudança de atitude que conduza a um uso mais generalizado do transporte colectivo em detrimento do transporte individual, mudança essa que só irá ocorrer se os transportes colectivos aumentarem a sua atractividade e conveniência. Mas as acções a adoptar para conseguir esse aumento de atractividade não são claras nem iguais para todos os sistemas de transportes. Para a sua determinação é comum o estudo estatístico da população e das características do sistema de transportes em conjunto com a realização de inquéritos aos utilizadores para determinar as suas preferências. Estas informações são usadas na criação de modelos de escolha de caminhos que permitem um conhecimento mais preciso dos factores mais importantes para os utilizadores e que determinam as suas escolhas no que respeita as várias alternativas de modo e caminhos dentro do sistema. O objectivo desta dissertação foi a determinação de um modelo de escolha de caminhos em transporte colectivo na cidade de Lisboa, usando um modelo de escolha discreta do tipo Logit Multinomial. A sua estimação foi feita através de dados de preferências reveladas, recolhidos de forma automática e em massa na operação do sistema de bilhética integrada sem contacto da cidade de Lisboa através de smart cards individuais. O modelo foi construido com base em variáveis de nível de serviço a partir da base de dados disponibilizada, cuja organização é também tratada neste estudo, usando-se as variáveis geralmente utilizadas neste âmbito como o tempo de viagem a bordo, o número de tranbordos, o tempo de deslocação a pé no transbordo entre outras. Foram também usadas variáveis socioeconómicas como a percentagem de jovens residentes na zona de origem da viagem. Os resultados obtidos indicam que os critérios mais importantes na escolha de caminhos para os utilizadores do sistema de Lisboa são o número de alternativas de viagem dentro do mesmo modo, o tempo de viagem a bordo, o número de transbordos e o tempo de deslocação a pé nos transbordos. A análise dos resultados indica que existe uma preferência dos utilizadores pelas características do Metropolitano, favorecendo os caminhos que se façam neste modo. Outra evidência é a alta penalização conferida ao transbordo em autocarro, que é percepcionada como quatro vezes mais incómoda que um transbordo no Metropolitano.
Nowadays Public transit systems in large cities are facing two almost contradictory challenges. On one hand, there is a great difficulty in satisfying the demand as evidenced by the full stations and vehicles in peak-hour, and on the other hand the economic and environmental challenges of nowadays require from the society a change of attitude that leads to a more widespread use of public transit systems instead of private transport, but that change will only happen if public transit systems can rise their appeal and convenience for most users. The course of action required to achieve this increase in appeal is not by all means clear nor is the same for every other transit system. In order to determine that course of action it is common to carry out studies on the statistics of the population and the features of the transit system together with a survey among the users to determine their preferences. This information is used in the construction of route choice models that enable a precise understanding of the most important factors for the users’ satisfacion and the factors that rule their decision in using each transit mode and route choice. The goal of this dissertation was the determination of a route choice model for the public transit system in the city of Lisbon, using a discrete choice model with a Multinomial Logit design. Its estimation was based in mass data of revealed preferences nature collected automatically in the operation of the automated fare collection system in use by all major public transport providers in Lisbon, through the use of individual smart cards. The model was built mainly with the use of level of service variables derived from the data base provided, which we also explore in this work for its organization, being these variables common practice in other studies of this field, such as on-board time, number of transfers, walking time in transfers among others.We also used socioeconomic variables such as the percentage of young people residing in the home-end of the travel. Results of the model estimation show that the most important criteira in the route choice process for the users of the Lisbon transit system are the number of avaliable route alternatives, the on-board time, the number of transfers and the walking time in the transfers. The result analysis indicates the preference of the users for the rapid transit characteristics, favoring routes traveled by this mode. Another important observation is the high penalty given to the transfers in bus, which is perceived as four times more tiresome than a single transfer in the rapid transit
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38497
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 20

652
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

391
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.