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https://hdl.handle.net/10316/37155
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Guiomar Gonçalves | - |
dc.contributor.advisor | Pereira, Cristina Duarte | - |
dc.contributor.author | Pinto, Maria João de Castro Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-15T09:18:46Z | - |
dc.date.available | 2017-03-15T09:18:46Z | - |
dc.date.issued | 2016-03 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/37155 | - |
dc.description | Trabalho final do 6º ano médico com vista à atribuição do grau de mestre (área científica de pediatria) no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina. | por |
dc.description.abstract | As epilepsias de ausências infantil e juvenil, comummente consideradas como sendo patologias benignas pelo seu bom prognóstico, têm sido sistematicamente associadas a um largo espectro de comorbilidades, do qual se destacam as dificuldades de aprendizagem escolar. Com o objetivo de caracterizar o perfil de comorbilidades académicas das crianças com estas síndromes, foi efetuado um estudo retrospetivo de 64 casos diagnosticados e seguidos num hospital terciário, ao longo de vinte e cinco anos. As variáveis estudadas incluíram dados demográficos, síndrome epilética (classificada de acordo com critérios ILAE 2010), idade de início das crises, antecedentes pessoais e familiares, neuroimagem, terapêutica antiepilética, duração da doença, seguimento e comorbilidades, incluindo avaliação neurocognitiva e pedagógica. A população em estudo incluiu 35 casos de epilepsia de ausências infantil e 29 de ausências juvenil. A maioria das crianças atingiu o controlo das suas crises sob um esquema antiepilético em monoterapia. A duração mediana da epilepsia foi de 1.3 e 1.8 anos para a epilepsia de ausências infantil e juvenil, respetivamente. Cerca de metade dos casos (51.6%) tinha dificuldades de aprendizagem, numa amostra em que 72.4% das 29 crianças avaliadas através da WISC-III tinham um QI normal. A grande maioria das crianças apresentava dificuldades na leitura (62.2%), escrita e cálculo (76.7%), bem como compromisso da compreensão verbal (50%) e das competências linguísticas (75%). Verificou-se que havia uma associação estatisticamente significativa (p=0.015) entre as dificuldades de leitura e a epilepsia de ausências infantil, porém, não se observou nenhuma relação estatística entre as dificuldades académicas e a duração da doença ou a idade de início das crises. Concluiu-se que as dificuldades de aprendizagem estão presentes numa grande percentagem das crianças com epilepsia de ausências, independentemente do seu síndrome e do seu perfil neurocognitivo, o que parece sugerir que um mesmo processo fisiopatológico poderá estar na base da epilepsia de ausências e das suas comorbilidades. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Epilepsy | por |
dc.subject | Absence | por |
dc.subject | Childhood | por |
dc.subject | Juvenile | por |
dc.subject | Learning disorders | por |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem em crianças com epilepsia de ausências: experiência de um hospital terciário | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Medicina | por |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.researchunit | CNC - Center for Neuroscience and Cell Biology | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-4031-3880 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FMUC Medicina - Teses de Mestrado |
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