Title: Relatório de estágio : mestrado em análises clínicas
Authors: Barreira, Ana Rosa Fernandes 
Orientador: Silva, Ana Miguel
Paiva, Duarte
Keywords: Testes de química clínica;Técnicas de laboratório clínico
Issue Date: Sep-2016
Abstract: Os meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) é a designação genérica que engloba vários tipos de exames, entre os quais os laboratoriais, e a colheita de amostras por meios mais ou menos invasivos, realizados em regime ambulatório ou hospitalar e que se revelam da maior importância para a atividade clínica, possibilitando o diagnóstico e a prescrição adequados a cada utente e a cada situação. Acompanhando a evolução científica e tecnológica, existe atualmente um leque cada vez mais diversificado e automatizado destes meios, o que se traduz numa economia de tempo e recursos extremamente importante na sociedade atual. Este relatório descreve de forma sucinta a aplicação de alguns desses meios a nível clínico, em contexto real de laboratório. O trabalho apresentado foi desenvolvido ao longo de 5 meses, no Laboratório de Análises Clínicas de S.Lázaro em Braga, no âmbito do estágio final para obtenção do grau de Mestre em Análises Clínicas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Serão abordadas genericamente as valências de Imunologia, Bioquímica, Microbiologia e Hematologia.
The complementary methods of diagnosis assume a total relevance in clinical activity, enabling the diagnosis and the prescription suitable for every situation. Following the scientific and technological evolution there is, nowadays, a much more diversified and automatized set of these methods, which leads to a time and resource economy extremely important in current society. This report describes, in a short way, the use of some of those methods in a real clinical laboratory context. The work submitted was developed for 5 months, at Laboratório de Análises Clínicas de S. Lázaro in Braga, within the final stage to obtain the master's degree in Clinical Analysis by the Faculty of Pharmacy of the University of Coimbra. Will be generally discussed the fields of Immunology, Biochemistry, Microbiology and Hematology.
Description: Relatório de estágio no âmbito do Mestrado em Análises Clínicas, apresentado à Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/37036
Rights: openAccess
Appears in Collections:FFUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Mestrado.pdf810.9 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.