Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/37015
Title: Taxonomias dominicanas ítalo-ibéricas: entre exaltação de dignidade(s) e proposta de um arquétipo (séc. XVII-XVIII)
Authors: Nestola, Paola 
Keywords: Ordo Praedicatorum, bispos dominicanos, Pedro Monteiro, Gio. Michele Cavalieri, Vincenzo Maria Fontana, séc. XVII-XVIII
Issue Date: 2016
Project: Referencia: SFRH/BPD/62887/2009 
Abstract: O estudo pretende reflectir sobre três obras literárias, compostas por dominicanos para organizar o conjunto dos membros da ordem tradicionalmente preposta à defensa da fé e da ortodoxia. Realizados segundo uma sucessão escrita e complementados com elementos figurativos, estes textos permitiam enumerar a multidão dos Domini Canes com um papel prestigiado na organização religiosa ou que alcançaram uma elevada dignidade no interior das hierarquias eclesiásticas. Editadas entre a segunda metade do século XVII e a primeira metade do seguinte, essas taxonomias foram concebidas para circular não só em Itália, Espanha, Portugal, mantendo fortes ligações entre si quer pelos argumentos tratados, quer pelas especificidades encarnadas pelos proeminentes destinatários às quais foram consagradas. A atenção da recente historiografia nem sempre foi atraída por estas obras, que foram consideradas individualmente mais que de uma forma simultânea ou cruzada. Além disso, estes catálogos, com propagação universal, tinham uma intenção memorialista dirigida a um heterogéneo público que podia encontrar modelos ad admirandum ou ad emulandum. Quem eram os autores dessas taxonomias da Ordo Praedicatorum, em quais contextos sócio-religiosos-culturais gravitaram? Quando e a quem consagraram estes livros que apresentavam etapas do cursus honorum entre as quais as funções inquisitoriais e pastorais eram algumas das facetas identitárias? São esses alguns dos pontos de partida estimulados pelos volumes encontrados em bibliotecas como a Biblioteca Casantense de Roma, a Biblioteca Nacional de Portugal, etc.
URI: https://hdl.handle.net/10316/37015
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CHSC - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
PNestolAlcalá2016.pdf813.18 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

527
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

99
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.