Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36974
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Cristóvão-
dc.contributor.advisorSilva, Miguel-
dc.contributor.authorRodrigues, Mário Gil dos Santos-
dc.date.accessioned2017-03-07T16:34:56Z-
dc.date.available2017-03-07T16:34:56Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/36974-
dc.description.abstractNo presente contexto industrial assiste-se a uma constante e acelerada evolução de tecnologias, conceitos e técnicas com vista a dar resposta a uma enorme competitividade e satisfação da procura exigida, sendo a indústria automóvel um dos motores desta evolução, requerendo dos seus fornecedores um elevadíssimo grau de qualidade e uma resposta imediata tendo sempre em vista o conceito Just in Time. Com este ritmo evolutivo é importante não perder o foco da função principal de uma empresa – Acrescentar valor aos produtos com vista a obter lucro – sendo assim essencial um apertado controlo de custos produtivos com vista a obter lucro máximo sem afastar os clientes. É assim importante analisar os processos produtivos com vista a melhorar a sua eficiência, bem como manter uma carteira de clientes saudável e interessada. Para isso são apresentados neste documento vários métodos de análise de custos sendo efetuada a sua aplicação prática numa empresa que labora no ramo da metalomecânica dedicando-se à produção de componentes de fixação para a indústria automóvel pelo método de estampagem a frio. O objetivo é avaliar o custo de produção de uma seleção de produtos tendo em vista a posterior comparação com os valores teóricos tidos em orçamentação. É também efetuada a análise à sua carteira de clientes recorrendo-se ao gráfico de Curva de Baleia que, sendo uma ferramenta relativamente simples, se mostrou muito útil no processo de avaliação de clientes, atestando a sua rentabilidade. Em suma, pretende-se imputar aos produtos os custos inerentes à sua produção e posteriormente avaliar a lucratividade que advém da venda destes mediante a análise dos seus compradores.por
dc.description.abstracto Gil dos Santos Rodrigues vii Abstract In the present industrial context are witnessing a constant and rapid evolution of technologies, concepts and techniques in order to meet a huge competitiveness and satisfaction of the required demand, and the automotive industry is an engine of this evolution requiring from its suppliers a very high degree of quality and an immediate response, considering the concept Just in Time. With this evolutionary pace it’s important not to lose focus of the main function of a company – Adding value to products in order to make profit – thus essential tight control of production costs in order to obtain maximum profit without alienating customers. It is thus important to analyze the production processes in order to improve their efficiency and maintain a portfolio of healthy and interested customers. For that are presented in this document various methods of cost analysis performing their practical application in a company that works in the metallomechanics field dedicated to the fasteners production for the automotive industry by cold forming method. The objective is to evaluate the cost of producing a product selection in order to be compared with the theoretical values taken into budgeting. It's also performed the analysis to its customer portfolio using the Whale Curve graph, being a relatively simple tool, proved to be very useful in the client assessment process, attesting its profitability. In short, the objective is to allocate to products the costs of their production and evaluate the profitability that comes from the sale of these by analysis of their buyers.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectEmpresaspor
dc.subjectProdutividadepor
dc.subjectIndústria automóvelpor
dc.subjectCustos de produçãopor
dc.subjectPlaneamento da produçãopor
dc.titleProdução de componentes por estampagem a frio: análise ao modelo de custos do produtopor
dc.title.alternativeFasteners production by cold forming: analysis of the product cost modelpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.date.embargo2022-08-31*
dc.date.periodoembargo2190-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânicapor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.date.periodoEmbargo2190-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7693-9570-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Mário Gil dos Santos Rodrigues.pdf3.29 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

518
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

495
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.