Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/36752
Title: Análise e propostas de melhoria para o sistema de aprovisionamento de produtos de turismo da Universidade de Coimbra
Authors: Dias, Joana Filipa Machado
Orientador: Silva, Cristovão
Keywords: Aprovisionamento
Gestão de stocks
Turismo da Universidade de Coimbra
Issue Date: Sep-2016
Abstract: Nos dias que correm o mercado tem-se tornado cada vez mais competitivo, trazendo a necessidade às empresas de apostar fortemente no seu sistema de aprovisionamento. O objetivo desta dissertação, passa por isso mesmo, conseguir melhorar a gestão do aprovisionamento nos produtos para venda, existente no turismo da Universidade de Coimbra (UC), de forma a ganhar uma maior organização permitindo melhores métodos de trabalho, resultados, e consecutivamente margens de lucro mais positivas. Ao longo do documento são apresentados conceitos teóricos como apoio às análises que melhor se adaptarão a cada caso. Como o turismo tem uma vasta gama de produtos, optou-se por apenas estudar as famílias de produtos que pudessem ser mais criticas para o negócio, pois para além da dimensão de dados, os períodos de tempo de análise são curtos, havendo apenas disponibilizados os dados referentes ao ano de 2015 e ao primeiro semestre de 2016. Para poder perceber quais os materiais com maior impacto financeiro e com um maior consumo anual foi utilizada a análise ABC ou de Pareto, o que, no entanto, não é suficiente para perceber o tipo de procura que os itens têm de modo a aplicar os corretos modelos de gestão de stocks. Para tal, foi então aplicada uma categorização da procura, baseada em Syntetos (2005), o que nos vai permitir então aplicar os modelos mais corretos de forma a obter os menores custos totais para o turismo e consequentemente uma correta utilização dos itens em stock. Em suma, é pretendido desenvolver as melhores práticas de trabalho de forma a corresponder às necessidades dos clientes, havendo sempre um correto dimensionamento e otimização do stock, de forma a reduzir os custos totais.
ABSTRACT Today we are witnessing an increasingly competitive market that raises the investment in the supply system by the companies. The aim of this work is to improve the supply management for existing sales products in the University of Coimbra (UC) tourism section, in order to achieve a larger organization, which allows improved working methods, better results and consecutive ly better profit margins. In the document I’ll introduce theoretical concepts that support the analysis that best adapt to each case. As tourism has a wide range of products, we chose only to study the families of products that could be more critical to the business, because in addition to the size of data, the analysis periods of time are short, having only been available the data for the year 20 15 and the first half of 2016. To see what materials with the greatest financial impact and with a greater annual consumption has been used ABC /Pareto analysis, which, however, is not sufficient to realize the type of search that the items have to apply t he correct inventory management models. To this end, it was then applied a categorization of the demand, based on Syntetos (2005), which will allow us a more correct application of the models in order to obtain the lowest total costs for tourism and conseq uently a correct use of stock on items. In short, it is intended to develop the best working practices in order to meet customer needs, there is always a correct dimensioning and optimization of the stock in order to reduce total costs.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10316/36752
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE FINAL.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.