Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36538
Title: Avaliação dos efeitos imunomoduladores da alimentação no BALT, num modelo experimental de cancro de mama induzido por 1,12-dimetilbenzantraceno (DMBA)
Authors: Ferreira, Pedro Filipe Martins de Melo 
Orientador: Cabrita, António Silvério
Lopes, Ana Calado
Keywords: BALT; MALT; Imunomodulação; Nutrição; Dieta; Cancro; DMBA
Issue Date: 2013
Abstract: Introdução: O sistema respiratório tem a capacidade de metabolizar os xenobióticos que chegam tanto pelo ar como pela corrente sanguínea. Estes podem desempenhar um papel importantíssimo na alteração celular e carcinogénese. O dimetilbenzantraceno (DMBA) é um destes compostos carcinogénicos e com comprovados efeitos de inibição do sistema imunitário. O BALT é um dos locais indutores da resposta antigénica e a modulação desta resposta reveste-se de interesse quanto aos seus potenciais efeitos sistémicos e em particular a nível da cavidade oral. Objectivos: O objetivo deste trabalho é identificar, avaliar e concluir quanto aos potenciais efeitos imunomoduladores da alimentação, por avaliação do BALT, num modelo experimental de cancro de mama induzido por DMBA em grupos de ratos Sprague-Dawley sujeitos a diferentes planos dietéticos e inferir quanto às possíveis implicações destes efeitos para a saúde oral. Materiais e Métodos: A 168 animais, divididos em 7 grupos sendo um controlo e seis com administração do carcinogénio DMBA e planos dietéticos diferentes. Após o sacrifício e a necrópsia, foram observadas ao microscópio ótico 168 preparações histopatológicas de tecido pulmonar, e o BALT avaliado aplicando histopatologia com graduação semi-quantitativa quanto aos folículos e centros germinativos, área interfolicular, células apoptóticas, células plasmáticas, macrófagos pigmentados e HEV proeminentes. Resultados: O grupo sujeito a uma dieta de restrição calórica apresentou consistentemente parâmetros de resposta imunológica mais elevados, seguido do grupo alimentado com dieta mediterrânica e o grupo com dieta suplementada com feijão. Parâmetros mais diminuídos foram observados no grupo com dieta suplementada com azeite seguido do grupo sujeito apenas ao carcinogénio e alimentado com ração “padrão”. Conclusões: Os dados obtidos parecem indicar um efeito imunomodulador da dieta no BALT, apontando para uma maior influência estimulatória da fibra alimentar e restrição calórica em relação aos outros alimentos estudados, e um efeito inibidor com o azeite.
Description: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36538
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TeseMIMD_PedroFerreira.pdfTeseMIMD_PedroFerreira1.66 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.