Title: Investigação qualitativa: contributos para a sua melhor compreensão e condução
Authors: Freitas, Maria Cristina Vieira de 
Keywords: Investigação qualitativa;Paradigma qualitativo;Modelos de investigação;Investigação soft
Issue Date: 2013
Abstract: Este texto discute as caraterísticas das investigações qualitativas, delineadas na sua evolução histórica, com especial incidência nas últimas décadas do século XX, relacionando-as com questões de variada ordem. Igualmente, clarifica o perfil e o papel dos/as investigadores/as qualitativos/as e oferece explicações sobre os critérios de avaliação destes estudos. Do ponto de vista metodológico, efetua-se uma revisão bibliográfica seletiva, consultando obras de referência, cujas buscas limitam-se aos períodos recentes, de forma a captar tendências. Deste modo, surgem várias conclusões. Os estudos qualitativos baseiam-se em enfoques que, por sua vez, se sustentam num paradigma geral, definido pelos seus aspetos ontológicos, epistemológicos, metodológicos, axiológicos e retóricos. Igualmente possuem quatro pontos cardeais: a concordância entre teorias e métodos; o emprego das perspetivas dos sujeitos; o emprego da autorreflexão; a variedade de enfoques e de métodos. Ainda, apresentam um caráter indutivo, holista, humanista, naturalista; um desenho flexível e emergente. Na sua condução influem a natureza dos problemas e as inclinações pessoais dos/as investigadores/as, que devem controlar a subjetividade e atuar com tolerância e confiança. Os estudos qualitativos são avaliados pelo/a: consistência; autenticidade; transferência; variação; encaixe. Tais critérios possuem um enquadramento próprio, não podendo ser confundidos com os significados que lhes são atribuídos noutros contextos.
URI: http://hdl.handle.net/10316/36479
ISSN: 1647-3582
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Art_01_Indagatio_2013.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.