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Title: Avaliação da motivação intrínseca na aprendizagem: validação de duas escalas para crianças e adolescentes
Other Titles: Assessment of intrinsic motivation for learning: validation of two scales for children and adolescents
Authors: Simões, Francisco 
Alarcão, Madalena 
Keywords: Motivação; Escolha percebida; Competência percebida
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de São Francisco
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/60823/2009/PT 
Serial title, monograph or event: Psico-USF
Volume: 16
Issue: 3
Place of publication or event: Itatiba
Abstract: O objetivo do presente trabalho é proceder à adaptação e validação de duas escalas breves de avaliação da motivação na aprendizagem: a Escala de Escolha Percebida na Aprendizagem e a Escala de Competência Percebida na Aprendizagem. O estudo abrangeu 510 participantes, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos. Após a análise exploratória de dados, o trabalho envolveu a avaliação da consistência interna, sucedida de uma análise fatorial exploratória de ambas as escalas. Foram estudadas, também, a sua validade convergente, bem como a sua estabilidade temporal. Foi ainda realizada uma análise diferencial dos resultados quanto às variáveis gênero e ano de escolaridade. Os instrumentos revelam valores moderados a elevados no nível da consistência interna e estruturas unidimensionais à semelhança das versões originais em língua inglesa. Confirmam-se, também, várias das hipóteses colocadas quanto à sua validade convergente. Estudos adicionais relativamente à estabilidade temporal desses instrumentos parecem ser pertinentes.
The aim of this study was to adapt and validate two brief scales in order to assess the subjective motivation for learning: the Perceived Choice for Learning Scale and the Perceived Competence for Learning Scale. The study involved 510 participants, ages 9-16 years old. After an exploratory data analysis, the study involved the assessment of internal consistency, followed by an exploratory factor analysis of both scales. Convergent validity and temporal stability of the two scales were also tested, along with a differential analysis regarding gender and school level of the participants. The instruments showed moderate to high levels of internal consistency and one-dimensional structures similar to their original versions in English. Several hypotheses concerning convergent validity were also supported by the study. Additional research seems to be recommendable to address temporal stability issues.
URI: http://hdl.handle.net/10316/36410
ISSN: 2175-3563
DOI: 10.1590/S1413-82712011000300003
10.1590/S1413-82712011000300003
Rights: openAccess
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